Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Eclipse lunar total poderá ser visto em todo território brasileiro no dia 16 de maio

Compartilhe:

O mês de maio terá um grande evento astronômico para os amantes da Lua e das estrelas. No dia 16 de maio, acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano. Previsto para o dia 16 de maio, o eclipse será completamente visível na maior parte da América do Sul, inclusive em todo o Brasil, e também em partes da América do Norte, África e Europa.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP  

O eclipse lunar total do dia 16 tem a previsão de duração de aproximadamente 6 horas desde seu início às 22h30 do dia 15 de maio, chegando ao seu ápice por volta da 01h15 e se encerrando completamente perto das 03h.

Fique atento, pois embora outro eclipse lunar total vá ocorrer no dia 8 de novembro deste ano, o do mês de maio será bem mais fácil de ser visto no Brasil, já que este segundo só poderá ser observado daqui em um momento próximo ao pôr da Lua.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Um eclipse lunar ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Terra localizada entre os outros dois. Porém, ao contrário de um eclipse solar, que só pode ser visto de uma área relativamente pequena do mundo, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar do lado noturno da Terra. Além disso, os eclipses lunares são seguros para visualização sem qualquer proteção para os olhos ou precauções especiais, pois são mais escuros que a própria Lua cheia.