No último sábado (21), aconteceu a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude, onde jovens e crianças participaram da caminhada com origem na Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio. A Santa foi conduzida por sete quilômetros, percurso que contou com orações e cânticos. O Padre Ezequiel Herold foi o responsável pela coordenação dos jovens. Segundo a Guarda Municipal de Trânsito de Canela mais de três mil pessoas participaram do cortejo.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Na chegada da Romaria, houve Missa campal, presidida pelo Bispo Emérito Dom Zeno Hastenteufel, que em sua homilia falou que “os jovens são a certeza do mundo atual e a grande esperança do mundo futuro. Hoje, com as mídias digitais, os jovens caminham a frente dos adultos e idosos portanto, é importante para a Igreja que estejam ao nosso lado, que caminhem conosco”. O reitor do Santuário de Caravaggio de Canela Victor Farias comentou: “É emocionante ver a fé de todos esses jovens que vêm anualmente ao nosso Santuário para expressar publicamente seu amor a Cristo e a Nossa Senhora de Caravaggio.”
Já no domingo (22), as ruas no entorno da Catedral de Pedra estavam lotadas de automóveis, caminhões e motocicletas. Os motoristas aguardavam ansiosos pela saída da Romaria Motorizada, que contou também com a participação de ciclistas.
O cortejo da Santa Peregrina foi seguido por centenas de carros de passeio, motociclistas, vans, caminhões e ciclista. A Missa campal, na chegada da procissão, foi presidida pelo reitor do Santuário Padre Victor Farias que chamou a atenção de quem participava, lembrando da necessidade de termos momentos de encontro para expressar a fé e a devoção.
Adilson de Matias, 53 anos, que trabalha com caminhão desde os 16 anos, dirigiu o caminhão que levou a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Ele contou que passou por momentos muitos difíceis profissionalmente e que a fé na Mãe de Caravaggio o salvou. Desde que se mudou para Canela, há seis anos, Adilson ajuda voluntariamente o Santuário e a organização do evento.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
A organização desta edição convidou a comissão festeira de 2020/21 para que conduzisse a imagem da Santa na chegada da Romaria até o altar, antes da Missa. Este é sempre um momento emocionante para os festeiros, como são carinhosamente chamados e, em função da pandemia nos últimos dois anos, a comissão festeira não teve esta oportunidade. Ainda durante a tarde, veículos chegavam ao Santuário para receber a benção. Esta é considerada uma das maiores romarias motorizada dos últimos anos.
Em 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, ocorrerá a grande Romaria a Pé, quando são esperados milhares de devotos que vão ao Santuário pagar promessas e pedir graças a Santa Milagrosa. Pagadores de promessas fazem o trajeto de sete quilômetros em oração, muitos de pés descalços, com crianças vestidas de anjo e alguns até carregando grandes cruzes.
Foto: Diego Santos/EstratégiaCom