Parque de flores promove oficinas sobre a Mata Atlântica para estudantes e incentiva o plantio de árvores nativas, com a venda de mudas com 50% de desconto, de 31 de maio a 5 de junho
O Mátria, parque da Serra Gaúcha que estimula uma nova forma de lazer em área verde, em São Francisco de Paula, celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente, de 31 de maio a 5 de junho, com ações voltadas à conscientização da comunidade na preservação do patrimônio natural. Entre elas estão o incentivo ao reflorestamento, com a venda de mudas nativas, e oficinas gratuitas para estudantes da rede pública, com foco na mata atlântica. Em 2022, a Semana Mundial do Meio Ambiente tem o tema: “Uma só Terra: Somos Todos Responsáveis” com o uso da hastag #UmaSóTerra nas redes sociais.
“Plantamos mais de 12 mil árvores no parque e queremos estimular o plantio. Separamos mudas nativas importantes para a região e esperamos que a Semana do Meio Ambiente seja motivação para quem tem espaço e deseja colaborar com o planeta” – diz o engenheiro agrônomo, Maicon Possamai.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Ao promover experiências com a natureza, oferecendo 30 jardins e diferentes pontos de interesse, o Mátria ajuda na conservação da mata atlântica. São 9 milhões de plantas. Flores, árvores, ervas e capins de mais de 300 espécies diferentes cultivadas com arte e paisagismo. O Mátria está cercado por 25 hectares de mata de araucária (Floresta ombrófila mista) integrante da Mata Atlântica e usa técnicas de reaproveitamento e adubo mineral e orgânico para as plantas.
As oficinas ocorrerão no viveiro do parque, estrutura de 2 mil metros quadrados, onde as plantas são preparadas para os jardins, nos dias 2 e 3 de junho. O tema será “O que podemos fazer para ajudar na conservação da Mata Atlântica“.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
A presença de mata atlântica em São Francisco de Paula equivale a 221 mil vezes o tamanho de um campo de futebol. Isso representa 51,85% da Mata Atlântica original do município, conforme a Cartilha Aqui Tem Mata?, da Fundação SOS Mata Atlântica. Os resultados consideram apenas vegetação nativa acima de 3 hectares. No Mátria, o cuidado com a floresta inclui a criação de Meliponas, as abelhas sem ferrão responsáveis por 90% da polinização da mata e que ajudam na manutenção das flores. O Meliponário do Mátria apresenta caixas didáticas, onde é possível ver as colmeias em atividade.