Canela,

30 de julho de 2024

Anuncie

CREA-RS marca presença em Gramado e Canela

Compartilhe:

Gramado respira Engenharia, Agronomia e Geociências

Além do frio intenso, as principais demandas dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências vão protagonizar as discussões em dos principais fóruns do Sistema Confea/Crea e Mútua no município da Serra Gaúcha.

Coanfitriã do evento, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, recepciona na manhã desta quarta (01) os presidentes dos Creas de todo o país, que se debruçarão sobre as atividades das profissões que impactam no desenvolvimento brasileiro.

Para o coordenador do Colégio de Presidentes, Eng. Agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, a expectativa é grande para a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes. “É boa a expectativa. Temos uma pauta bastante rica, diversos assuntos serão tratados na cidade de Gramado e esperamos que consigamos concluir todos nossos trabalhos por aqui”, afirma.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Destaca ainda a recepção do CREA-RS. “Teremos uma excelente reunião, não apenas de conteúdo, mas também do ponto de vista logístico. A presidente Nanci tem demonstrado um esforço muito grande de acolher os presidentes dos Creas e deixar um ambiente agradável para que seja possível desempenhar nossas funções”, ressalta.

Sobre a pauta, um dos itens será a fiscalização. “Sempre é importante, e também ligado a algumas reformulações de Resolução”, disse.

Segundo Nanci Walter, esta reunião  oportuniza que os representantes tenham uma visão mais sistêmica do próprio Sistema Profissional.

Fiscalização Creasul realiza visita técnica no Alpen Park

Equipamentos mecânicos em parque de turismo, normas técnicas sobre parque de turismo e de aventura foram o tema das palestras realizadas na visita técnica da fiscalização do CREASUL no Alpen Park nesta quinta (02).

A visita é um dos itens de pauta da capacitação, que começou na quarta (01), em Gramado, com o objetivo de troca de informações, apresentação de cases de fiscalização e discussão sobre o normativo do Confea sobre ações em parques.

De acordo com o Eng. de Plástico Sidnei Machado, gerente de Fiscalização do CREA-RS, o encontro é  muito importante, considerando a presença dos presidentes de CREA. “Discutimos a fiscalização em atividades de turismo de aventura, que devem ter prévia inspeção e certificação dos equipamentos de segurança realizada por profissional habilitado e com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica”, explica o gerente.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Gerentes, supervisores e agentes de fiscalização dos três Estados do Sul, reunidos em Gramado desde quarta (1), conheceram o sistema de manutenção do parque em Canela, periodicidade e atualização, com as palestras do Eng. Mecânico Neudir Belle, gerente de manutenção do parque.

O Eng. Mecânico Allison Belle, inspetor secretário de Canela/Gramado, trouxe o normativo do Confea; do Tenente-Coronel Julimar Fortes Pinheiro; e dos agentes fiscais Homero Lopes e Antonio Amarante, que realizam várias ações nestes empreendimentos.

Durante a visita técnica, as equipes expressaram a preocupação com relação à necessidade de atualização dos normativos referentes às atividades nos parques de turismo e de aventura. Nos últimos anos, aumenta o número de parques com atrações cada vez mais radicais e que necessitam de um responsável técnico na manutenção.

O Eng. de Plástico Sidnei Machado lembrou que a Norma Técnica do Confea sobre Parques é de 1994. “Precisamos atualizar, pois o número de parques aqui no Rio Grande do Sul é grande, o que exige fiscalização, principalmente os empreendimentos clandestinos, com perigo maior para a sociedade, sem legislação nenhuma”, afirmou.

Manutenção em Parques de Diversões – Uma Perspectiva entre Parque x Inspetoria foi o tema abordado pelo inspetor secretário Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Alisson Galvan Bellé, de Canela/Gramado, que apontou como potenciais áreas fiscalizadas as Engenharias Elétrica e Mecânica neste setor de atrações nos parques. “O que temos hoje é uma norma de 1994 e várias normas da ABNT no turismo de aventura

Além disso, citou as normas vigentes referentes ao setor, defendendo também a atualização, acompanhando as instalações de atrações cada vez mais radicais.

Gerente de Manutenção do Alpen Park, o Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Neudir Carlos Bellé detalhou as fases da manutenção, check-lists, ações, periodicidade, além das inspeções realizadas no parque que possui 12 atrações em operação. “Nas inspeções periódicas, executadas pela equipe de manutenção, conforme cronograma dos equipamentos. Já tivemos, por exemplo de trocar os cabos de aço do trenó, troca de óleo dos compressores e análise de eixos”, apontou.

Em sua apresentação, o Tenente Coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5 BBM de Caxias do Sul, também destacou a necessidade de uma legislação estadual atualizada. “Uma legislação bem fundamentada contribui nas atividades do Corpo de Bombeiros na fiscalização de parques em regiões inóspitas e determina as competências de fiscalização. Ajudam inclusive no planejamento da expansão do Corpo de Bombeiro na região”, afirma.

Normativos e fiscalização foram destaque da palestra do Eng. Juliano Theis, coordenador da Comissão da Engenharia Mecânica da Inspetoria de Esteio. “A principal pergunta é o que fiscalizar? Hoje existem algumas lacunas que precisam ser preenchidas com relação ao responsável técnico. Precisamos aprimorar a norma vigente, contemplando as novas atividades que surgiram com o tempo, em vez de criar outras para cada atração”, defendeu.

Cases de fiscalização foram apresentadas pelos agentes Homero Lopes e Antonio Amarante.  

Após as apresentações, as equipes conheceram os equipamentos e atrações do parque.

Sistema Confea/Crea e Mútua apoia ação do CREA-RS contra o PLC 39/2020

Reunidos em Gramado para a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA, no período de 01 a 03 de junho de 2022, o CREA-RS trouxe à discussão, em nível nacional, a pauta do PLC nº 39/2020, que permite a técnicos industriais de nível médio realizar projetos de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).

As lideranças do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA, de forma UNÂNIME, ADERIRAM DE IMEDIATO ao movimento do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul pela retirada do PLC nº 39/2020 e para que a Lei Complementar nº 14.376/13, conhecida como Lei Kiss, não seja flexibilizada.

Usando capacetes brancos, manifestaram a sua total contrariedade ao Projeto de Lei Complementar nº 39/2020, uma vez que é prerrogativa exclusiva de engenheiros ou arquitetos e urbanistas, profissionais que possuem competências curriculares e a devida habilitação profissional.

Como representante de mais de um milhão de profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências em todo o Brasil, todos os presidentes dos 27 Estados da Federação se posicionaram de forma CONTRÁRIA ao PLC nº 39/2020.