Paula Labaki participa do Elas e o Fogo, no próximo domingo (12), no Parador Hampel, em São Francisco de Paula. O projeto mensal ocorre dentro do evento A Ferro e Fogo, coordenado pelo chef Marcos Livi. Labaki é a quarta chef convidada, e para o segundo semestre já estão confirmadas as participações de Ju Lima, Carola Heckmann, Luciana Backi, Andressa Cabral e Janaína Rueda, além de Chico Mancuso, Geleia, Rodrigo Martins, Rubens Salfer, Bruno Salomão, Trombino e Marcelo Bolinha, que participam do evento através do projeto No Radar do Fogo.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Natural de São Paulo, Paula Labaki é conhecida como “Rainha das Brasas”, e destaca-se por seus churrascos produzidos à base de muita criatividade no assar e defumar, utilizando técnicas autorais e elementos peculiares, como madeiras pouco usuais, cascas e ervas, conferindo ao assado um curioso sabor.
A chef que cursou gastronomia e trabalhou no O’Hungry, já foi sócia na casa Casa Sale & Pepe, e é idealizadora do Catering Lena Labaki, onde desenvolve cozinha autoral, focada em proporcionar um espetáculo artístico e sensorial a cada prato desenvolvido. Entre os clientes mais famosos, destacam-se o maestro André Rieu, o Iron Maiden, Ozzy Osborne, The Cranberrys, Julios Iglesias e o elenco do Cirque du Soleil. Paula fez apresentações nos festivais de Recife, Goiás, Brusque, Paraty, Salvador (BA) (Tempero do Forte); Três Rios (RJ), em Fortaleza (CE), João Pessoa (PA), em Itaipava, Petrópolis, Ipiabas e em Pirenópolis, realizou jantares solo e em parcerias com outros chefs em Manaus (AM), Recife, Olinda (PE), Minas, Uruguai, Buenos Aires, Santiago. Em 2011 e 2013, foi indicada e chegou à final ao Prêmio Banqueteiro do Ano da revista Prazeres da Mesa, junto com outros quatro profissionais.
Paula Labaki ainda faz parte de grupos internacionais de estudos gastronômicos, em especial na América Latina. É a única profissional brasileira entre chefs peruanos, argentinos, uruguaios e chilenos a compor o grupo Chefs de Sud America.
Elas e o Fogo
O projeto, que teve início em 2022, tem o objetivo de promover visibilidade às mulheres no mundo do fogo, segmento da gastronomia ainda predominantemente masculino. A iniciativa foi idealizada pelo chef Marcos Livi, e conta com o patrocínio da Cerveja Patagônia.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
A Ferro e Fogo
Evento fixo no Parador Hampel, o FF, como também é conhecido, teve início em 2015, com edições itinerantes em São Paulo. Após a aquisição da propriedade em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, pelo GRUPO BAH, o projeto ganhou residência fixa, com edições semanais todos os domingos, promovendo ao redor do fogo mais do que uma experiência gastronômica: uma grande celebração e intercâmbio cultural com chefs e visitantes oriundos de todas as partes do Brasil e do mundo. Nos 5 anos de atividade, já foram realizadas mais de 250 edições do A Ferro e Fogo, alcançando um público superior a 400 mil pessoas.
Foto: Divulgação