Canela,

16 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Não sei calcular o preço de venda do meu produto! E agora? • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #96

Caro leitor, uma dificuldade que todo empresário tem é calcular o preço de venda do seu produto. Saber como calcular o preço de venda é fundamental para evitar que o seu negócio tenha prejuízos com uma precificação errada, além de ajudar no alcance dos seus objetivos financeiros.

Antes de mais nada, para aprender como calcular o preço de venda de um produto, o empreendedor deve ter em mente alguns fatores que influenciam diretamente no valor final. Isso porque é necessário considerar não apenas o total gasto na mercadoria, mas também conhecer a sua despesa fixa e quanto quer ter de lucratividade. Além disso, é necessário analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos individuais.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Em quase todas as empresas que prestei consultoria financeira é muito comum usarem duas estratégias, pegam o valor do custo do produto e multiplicam por 2, ou seja, cobram o dobro do preço pago ao fornecedor. Ou ainda olham quanto o seu concorrente está vendendo e praticam o mesmo valor ou mais baixo para ficar mais “competitivo”, ou seja, as duas estratégias se praticadas isoladas estão erradas.

O cenário ideal é que você empreendedor saiba quanto é o valor do concorrente, mas não deixe de considerar o custo da sua operação, porque caso contrário você pode estar trabalhando sem resultado, que é o que acontece na maioria das vezes, ou pior, com prejuízo.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Lembrando que o custo do produto tem relação direta com sua aquisição, como frete e produção, por exemplo. Já as despesas fixas são aquelas que mesmo você não produzindo ou vendendo vai ter que pagar, como os salários, luz, água, aluguel, prolabore, dentre outros, sendo que esse valor não deverá ultrapassar 40% do valor da receita. E por fim, a margem de lucro é quanto você quer que “sobre limpo” para a empresa, o que normalmente fica entorno de 20% a 30% dependendo do setor de atuação.

Uma forma bem fácil de entender como calcular o preço de venda é através da fórmula:

Preço de venda = custo + % despesas fixas + % de lucratividade

Com essa fórmula, pode-se determinar a quantidade de venda de cada produto necessária para que a empresa tenha lucratividade. Lembre-se AQUILO que NÃO se mede, NÃO se pode controlar!