Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Como usar a contabilidade como aliada da sua empresa • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #97

Caro leitor, tenho certeza de que você só lembra do seu contador no início do mês quando chega a folha de pagamento dos colaboradores ou perto do dia 20 quando chegam as guias de impostos para pagar. Como normalmente os assuntos com a contabilidade tem cunho de desembolso ou burocrático muitas vezes esquecemos que poderíamos usufruir de muitos benefícios.

Sempre que alguém precisa abrir uma empresa precisa escolher uma tributação. Atualmente, no Brasil, existem três formas previstas na legislação o recolhimento dos impostos de empresas de todos os segmentos: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional (que abrange o regime do Microempreendedor Individual – MEI).

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. Empresas que adotam esse regime tributário precisam ficar atentas às suas contas.

Já no Lucro Presumido a maior vantagem são as alíquotas pré-fixadas. Afinal, com as alíquotas pré-fixadas não é necessário realizar muitos cálculos para saber quanto de imposto a empresa terá que pagar. Sim, isso mesmo, os impostos no regime tributário do Lucro Presumido são pagos conforme a margem de lucro da empresa.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

E o Simples Nacional é um regime tributário criado em 2006, voltado para as micro e pequenas empresas. Ele surgiu com o objetivo de reduzir a burocracia e os custos de pequenos empresários, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando declarações, entre outras facilidades. Este regime é o mais conhecido entre os empresários.

Muitas pessoas que atendi nas consultorias empresariais não sabiam em qual regime estavam enquadrados e muitos outros não sabiam quais as alíquotas de impostos incidentes sobre o seu negócio. E aí eu lhe pergunto quanto dinheiro você está perdendo? Como você está fazendo o cálculo do preço de venda se não considerar o valor do imposto?

A dica de ouro dessa semana é para marcar um horário com seu contador, entenda como é a tributação do seu negócio e se ela é a mais adequada para o cenário atual da sua empresa. Todos os regimes têm suas peculiaridades, vantagens e desvantagens e só o profissional de contabilidade vai poder lhe prescrever o melhor caminho. Lembre-se para CHEGAR aonde a MAIORIA não CHEGA. É preciso FAZER algo que a MAIORIA não FAZ!