Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

PLANO DE CONTAS GERENCIAL: COMO USAR DE FORMA PRÁTICA NO SEU NEGÓCIO • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #98

Caro leitor, você sabe o que é um plano de contas gerencial? Muita gente acha que ele é desnecessário, burocrático e difícil de entender, pois na contabilidade já tem o plano de contas, então por que perder tempo fazendo o interno não é mesmo?

Já vou dizendo que antes mesmo da empresa nascer o plano de contas gerencial já devia estar previsto, pois as informações são as mesmas que serão usadas nas projeções financeiras do negócio. Mas o mais legal do plano de contas é que com ele se organiza as informações de tal forma que a interpretação e o registro das informações vão ser sempre as mesmas, independente do responsável pelo lançamento, ou seja, você terá mais clareza na hora de comparar se o que foi planejado está sendo realizado, se cada conta estiver no seu devido lugar não tem como mascarar as informações.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Cada empresa pode ter o seu plano de contas personalizado de acordo com as suas necessidades e sugiro que nele estejam apenas as contas de receita e despesas, diferente do plano da contabilidade que é bem mais amplo. Vamos para um exemplo prático, veja tabela ao lado.

FORNECEDORES

Lembrando que o plano de contas gerencial não é obrigatório, contudo, se você utiliza um sistema de gestão umas das primeiras coisas que é configurado é esse mocinho e normalmente por falta de conhecimento a empresa opera o que está configurado originalmente e as informações dos relatórios parecem um quebra cabeça, fazendo com que o empresário desista da análise, deixando o negócio a deriva.

Lembre-se a ORGANIZAÇÃO é o melhor COMEÇO para todo e qualquer PLANO que você TIVER!

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.