Canela,

20 de maio de 2024

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Dunamis apresenta nova  Identidade Visual

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Na esteira da inovação dois novos rótulos estão sendo lançados

Se o inverno que recém começou pede vinho, a Dunamis Vinhos preparou novidades paraesta temporada do ano perfeita para degustar bons rótulos. Com DNA de descendentes de italianos, a família Peterle está com todos os pés em Dom Pedrito, localizado na Fronteira Gaúcha, no famoso paralelo, 29º e 32º sul, onde se localiza os vinhedos da Dunamis. E neste momento a vinícola lança nova Identidade Visual e mais dois rótulos de vinhos.

O Fundador da Vinícola, o agrônomo José Antônio Peterle, tem uma bela trajetória de vida sempre atuante na vida do campo, com plantação de soja, arroz e maçã, por volta de 2002 começou a pensar em plantar uvas para fazer vinhos e assim nasceu a Dunamis Vinhos e Vinhedos.  Peterle diz “como imigrante italiano já trouxe as mudas da parreira na mala e sempre tivemos na colônia, lá em Cotiporã a parreira em nossa casa, fazíamos vinho para o gasto (como se diz na serra), para consumo próprio. Então, o amor, o gosto pelo vinho vêm de família”. O que resulta em um negócio em família que une gerações e mantém tradições italianas vivas. 

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A palavra Dunamis significa força, potencial e energia, e sendo assim a empresa está se revigorando: agora que completa 20 anos desde a plantação dos seus vinhedos, aproveita a data e lança sua nova Identidade Visual desenvolvido, pela agência UNT Design. A inspiração para esta nova Identidade Visual surgiu das próprias características da empresa tais como consistência, qualidade e persistência. Esses Sinônimos foram referência para desenvolver esta nova identidade, que vem com a letra “D”bem marcada.

Carolina Peterle Diretora da Dunamis Vinhos, diz  “já havíamos pensado em mudar a marca dando um ar mais contemporâneo e optamos por agora, pois de fato estamos vivendo um momento repleto de entusiasmo, temos a certeza de que estamos construindo uma história e que somos ainda jovens quando se fala no mundo do vinho, porémestamos caminhando devagar para alcançar nossos objetivos”. Ela finaliza citando “o lançamento de mais dois novos rótulos também é uma grande vitória, pois sempre apostamos em produzir bons vinhos respeitando a qualidade do nosso terroir”.

A Vinícola tem uma loja em Gramado e por lá além de ter todos os 12 rótulos de vinhos tintos, brancos e espumantes tem também a bag in box e agora está em fase de pré-lançamento o Chardonnay, que já esteve no portfólio da vinícola, e retorna a pedido dos entusiastas desse vinho; e o Teroldego, uva vinificada pela primeira vez na vinícola. A Teroldego é uma uva autóctone italiana, originária da região vitivinícola de Trentino Alto Adige. Para o enólogo responsável, Vinicius Cercato, os amantes dos bons vinhos podem esperar muito desses dois novos rótulos. Ele afirma que o Teroldelgo surgiu da pesquisa da coleção, que conta com mais de 60 variedades varietais, com as quais foram feitas várias microvinificações onde se percebeu que a esta casta tem uma boa variedade para se plantar na região da Campanha. A primeira colheita foi em 2021, e passando por 12 meses em barrica, esse vinho é um Grand Reserva. Esta uva foi bastante testada para chegar à conclusão de fazer um varietal, um vinho de corpo médio, com bastante cor, e com frutas de bosque bastante marcadas. Além disso, ele tem o toque sutil da madeira e essa primeira edição vem com poucas garrafas.  

Já o Chardonnay da campanha, que já foi vinificado em 2015 e 2016, voltou a ser vinificado em 2020, com uvas da “safra das safras”, e ficou em contato com a barricas francesas e americanas por 6 meses, apresentando um toque bem interessante de abacaxi, pêssego, maçã verde. Com presença de baunilha e da madeira, é um vinho bem complexo e já está pronto para ser consumido, entrando na categoria reserva e caminha lado a lado com o Pinot Grigio e o Merlot, nesta categoria.

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Os produtos elaborados pela Dunamis Vinhos demonstram a expressão de seu terroir e, por estarem inseridos na campanha Gaúcha, podem exibir em seus rótulos o selo de IP- Indicação de procedência, selo que foi recebido recentemente após anos de estudos dos órgãos competentes tais como Embrapa, INPI, e Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha.  A campanha gaúcha está localizada entre as coordenadas 29º e 32º de Latitude Sul,faixa de regiões vitivinícolas mundiais muito conhecidas: Chile, Argentina, Uruguai, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, consideradas excelentes para produção de vinhos.

Os vinhos são desenvolvidos para agradar os mais diferentes estilos, paladares e momentos, elaborados pelos renomados enólogos Vinícius Cercato, Thiago Peterle e com a consultoria de César Azevedo.

Harmonizações de Inverno

Com os dias mais frios as refeições possuem cardápios voltados para os pratos mais calóricos, como por exemplo o fondue de queijo. Entretanto erra quem pensa que a melhorharmonização para o fondue é o vinho tinto. Os melhores vinhos para acompanhar o fondue de queijo são os brancos, como esse Chardonnay da Dunamis, com passagem por barricas de carvalho francês por seis meses, e claro, além desse a vinícola oferece o PinotGrigio e uma gama de espumantes. Já o vinho Teroldego, que passou por barricas de carvalho americano e francês por 12 meses é um ótimo companheiro para carnes vermelhas, massas e risotos, pratos que apetecem no inverno, inclusive o fondue de carne.