Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Inverno está de volta em dia típico da estação com frio e vento

Compartilhe:

Massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira e há uma possibilidade pequena de precipitação invernal em áreas de altitude

O inverno está de volta. Uma massa de ar frio derrubou a temperatura nas últimas horas no Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina. A esmagadora maioria dos municípios do estado gaúcho amanhece nesta sexta-feira com marcas de um dígito. O vento que sopra, em algumas localidades com rajadas desde ontem à noite, reforça a sensação de frio que vai seguir durante o dia que será típico da estação depois de um longo período de marcas elevadas para esta época do ano.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 das 6h desta sexta-feira mostrava uma frente fria avançando pelo Paraná e ar seco tomando conta do Oeste do Rio Grande do Sul, onde o tempo estava aberto. Na Metade Leste gaúcha, nuvens avançavam acompanhando uma baixa fria em altitude e com a presença de um centro de baixa pressão no oceano, a causa do vento no Sul e no Leste gaúcho. A massa de ar seco e frio traz o sol de volta hoje para os gaúchos, mas com nuvens na Metade Leste e chance ainda de alguma precipitação leve entre a Serra e os Aparados da Serra. O dia começa e termina frio, mas a tarde será amena, exceção de cidades serranas que terão frio mesmo à tarde com máximas de um dígito em alguns pontos. O vento segue por vezes moderado com rajadas no Sul e no Leste gaúcho e traz baixa sensação térmica, mas tende a ceder da tarde para a noite.

A interação do ar frio e instabilidade remanescente com uma baixa fria em altura não permite se descartar precipitação invernal nos municípios de mais alta altitude do Nordeste gaúcho e de Santa Catarina. Modelos durante toda a semana, desde o último domingo, ora indicavam e ora deixavam de projetar a possibilidade de neve nestas áreas. Nas últimas horas seguiam com tal indicativo.

Trata-se de uma situação bastante limítrofe para precipitação invernal porque a temperatura em altitude estará ao redor de 0ºC ou pouco negativa enquanto o potencial de precipitação não será alto. Com isso, não se pode descartar chuva ou chuvisco congelados nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense. Se alguma neve ocorrer, e a chance não é alta, será em cotas acima de 1.300 ou 1.400 metros de altitude na região de São Joaquim, mas a “janela” (período favorável) é muitíssimo curta nesta manhã até o início da tarde, questão de três ou quatro horas, porque rapidamente a temperatura passará a se elevar nas camadas baixas da troposfera.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Uma baixa pressão em altitude com ar mais gelado avança com nuvens hoje pelo Leste gaúcho e vai tangenciar o Sul de Santa Catarina antes de deslocar para o oceano e enfraquecer. É o que trará o ar mais gelado em altitude com potencial de instabilidade, mas por um período muito curto nesta sexta-feira. A massa de ar frio, ademais, não é muito forte com rápido escoamento para Nordeste.

Fim de semana terá madrugadas geladas

O frio mais intenso, contudo, está reservado para as madrugadas deste fim de semana. O amanhecer do sábado será muito frio com marcas abaixo de 5ºC na maioria das cidades gaúchas, o que vai trazer geada em grande número de municípios do Estado. Marcas negativas são esperadas na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra assim como no Planalto Sul de Santa Catarina Porto Alegre pode ter 7ºC e pontos da área metropolitana ao redor de 4ºC 5ºC. No domingo, as mínimas ainda são baixas, porém mais altas que as do sábado na maioria das cidades do Estado. Porto Alegre deve ter 8ºC e pontos da área metropolitana 5ºC a 6ºC, mas persiste a possibilidade de marcas abaixo de zero na região de São José dos Ausentes e no Planalto Sul de Santa Catarina. Na segunda, com tempo aberto e perfil seco da atmosfera, as mínimas nos Aparados devem ficar em torno de 0ºC e até negativas em algumas baixadas, prevendo-se marcas abaixo de zero na região da catarinense São Joaquim.