Evento marcou o encerramento das atividades no 1º semestre
Foram duas noites de muita festa e alegria. A formatura de encerramento das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, do primeiro semestre de Canela, ocorreram nas noites de terça e quarta-feira (09 e 10/08). Ao todo a Brigada Militar de Canela formou 480 alunos dos 5º anos, 16 turmas de 14 escolas, que se comprometeram frente a comunidade em dizer não às drogas e à violência.
As cerimônias ocorreram no Teatro Municipal de Canela, no centro do município. Na terça-feira foram nove turmas de sete escolas, com 260 alunos. Na Quarta-feira outras oito turmas, de outras sete escolas, com 220 alunos.
Neste semestre as aulas do PROERD de Canela foram ministradas pelo Soldado Jeferson Secco Oliveira, que já desempenha a função há quatro anos, e o Soldado Marcos Vinicius Borba dos Santos, que iniciou os trabalhos nesse semestre.
Com a presença de autoridades, familiares dos formandos e da comunidade, os alunos prestaram o juramento do PROERD se comprometendo a dizer não às drogas e à violência. Todos os alunos receberam certificado de conclusão e medalha. Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo estudado.
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
- autoconhecimento e autogerenciamento;
- tomada de decisão responsável;
- compreensão dos outros (alteridade);
- habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.
Para o segundo semestre outras 350 crianças de 13 escolas trabalhão o currículo PROERD nas salas de aulas, sendo ao final do ano alcançado todos os 5º anos das escolas de Canela.
Ainda neste ano a Brigada Militar de Canela realizará o conteúdo para duas turmas de sétimo ano e duas turmas de segundo ano.
Fotos: Reprodução/1º BPAT