Canela,

28 de dezembro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Como criar uma estratégia com projeções financeiras assertivas para sua empresa • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #105

Caro leitor, investir tempo e dedicação na saúde financeira da sua empresa é o meio mais eficaz de garantir sucesso. Ela deve possuir os recursos necessários para continuar operando e crescendo, por isso é necessário criar uma estratégia. O indicado é que isso seja feito antes de abrir o negócio, mas caso o seu esteja em andamento e você não sabe por onde começar vamos falar um pouquinho sobre isso.

Quando pensamos em elaborar as estratégias é colocar no papel os planos de ações que serão realizados durante um período que também deve ser estabelecido. Esses planos precisam estar de acordo com as metas e objetivos da empresa. Como por exemplo, fazer o plano de ação semestral ou anual.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

O mercado tem mudado com muita rapidez e na hora de montar o plano de ação é preciso projetar cenários diferentes, pensar na adequação da rota para que você esteja mais preparado para absorver as mudanças. E elas vão ocorrer o tempo todo, acostume-se.

No plano de ação nós também teremos o básico, o feijão com arroz, que toda empresa precisa ter – o orçamento. É nele que colocamos as projeções de receitas, despesas e investimentos. Sem essas informações é praticamente impossível gerenciar as finanças.

De posse do orçamento é necessário criar as políticas financeiras de recebimento e pagamento, é aqui que muitos se enrolam no fluxo de caixa, pois concedem mais prazo para o cliente do que o caixa da empresa consegue absorver “girar”.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

E por último, mas não menos importante, as ferramentas do gerenciamento financeiro estratégico, pois aquilo que não se mede não se pode controlar. Para que seja possível tirar do papel as etapas anteriores é necessário definir quais serão as métricas.

Fato é que ninguém deveria ir para guerra sem uma estratégia, inclusive foi nessa época que nasceram muitas ferramentas que usamos na gestão de hoje em dia. PLANEJAR é decidir de ANTEMÃO qual é, e como será sua VITÓRIA.