Canela,

16 de julho de 2024

Anuncie

Contagem regressiva para o primeiro Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram

Compartilhe:

Faltam apenas dez dias para começar o primeiro Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram. De 02 a 11 de setembro alguns dos melhores nomes da literatura nacional e internacional estarão reunidos na cidade, no evento que será realizado às margens do Lago Joaquina Rita Bier, com acesso 100% gratuito.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP  

Com o tema “O livro está sobre a mesa: o papel da literatura em momentos de transformação”, a programação do FiliGram conta com dez dias de atrações para adultos, jovens, crianças, acadêmicos e amantes da literatura. Nomes como o português Afonso Cruz e a sul-africana Futhi Ntshingila, e autores de grande prestígio nacional, como Aline Bei, Natália Borges Polesso, José Falero, Jeferson Tenório, Paulo Scott, serão presenças confirmadas. Além disso, o músico e escritor maranhense Zeca Baleiro, lançará seu novo livro de crônicas no evento, enquanto o líder e vocalista da banda O Teatro Mágico, Fernando Anitelli, trará sua apresentação voz e violão para encantar a plateia.

A programação do evento será divulgada nesta semana e contará, ainda, com apresentação de teatro, saraus, musicais, entre outros, sendo as principais delas transmitidas ao vivo para que ainda mais pessoas possam participar. O evento também contará com audiodescrição e recursos de acessibilidade.

Falando em acessibilidade, a portuguesa Dra. Célia Sousa, professora no Instituto Politécnico de Leiria, e uma das grandes referências em literatura acessível também é presença garantida no evento, bem como uma comitiva da cidade-irmã de Gramado, Óbidos (POR), representando um dos maiores festivais literários do mundo, o F(O)LIO, que acontece por lá.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O poeta, professor, pesquisador e intelectual Oliveira Silveira será o autor homenageado na primeira edição do evento, que terá os seguintes eixos de programação:

Polaroid Brasil – sobre diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis;

Mercatto – vai debater o mercado editorial e seus meios de produção e circulação;

Orgânico – será pautado pelo engajamento digital de autores e leitores;

Campi – envolverá a academia, teoria, alegria, com apresentações musicais e teatrais;

Digiteen – vai explorar o universo lúdico, de imagens e linguagens dos adolescentes, com HQs, games e educação.

O objetivo da administração pública com o evento é aproximar a comunidade da literatura, promovendo desenvolvimento intelectual e social. Por isso, toda a programação é gratuita e contará também com atividades descentralizadas nas escolas do município.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.filigram.com.br.

O FiliGram é uma realização da Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da sua Secretaria da Cultura e conta com a produção da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais e patrocínio das empresas Sulgás, D´Gregio, Jolimont e Mãos do Mundo, por meio do financiamento do Sistema Pró-Cultura RS e da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério do Turismo.

Foto: Ascom/PMG