Canela,

6 de outubro de 2024

Anuncie

Canela – Vacinação contra poliomielite e multivacinação prorrogada até 30 de setembro

Compartilhe:

1632 crianças já foram imunizadas contra pólio em Canela, representando 60% do público-alvo

A Secretaria Municipal da Saúde de Canela, por meio do Departamento Epidemiológico informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até dia 30 de setembro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quatro em cada cinco crianças do público-alvo (menores de 5 anos de idade) ainda não estão protegidas contra a doença no município. As doses contra a pólio, única forma de prevenção contra a paralisia infantil, segue disponíveis em todas as unidades de saúde dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e a Unidade Central atendendo o público-alvo as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A documentação necessária é a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS inscrito em Canela.
As TERÇAS as unidades funcionam apenas com a vacinação covid.

Segundo dados da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, Canela já aplicou 1.632 doses contra a doença até o momento. Isso representa 60% da população-alvo da campanha no município, de 2.709 crianças de até 5 anos.

A campanha teve início, no dia 8 de agosto, em todo o Brasil. Concomitantemente, ocorre a multivacinação para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é colocar em dia as doses do calendário básico que estejam em atraso.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

UNIDADES DE SAÚDE ABERTAS NO SÁBADO

No sábado (10), as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h para mais uma oportunidade de vacinação para crianças até 4 anos contra a pólio. Nesta ocasião não serão aplicadas as vacinas de rotina.

A vacinação covid também será realizada nesta data para os públicos:

  • PRIMEIRA DOSE
  • Crianças de 3 e 4 anos;
  • Crianças de 5 a 11 anos (aplicação por lista de espera mediante agendamento em uma UBS);
  • Adolescentes de 12 a 17 anos;
  • SEGUNDA DOSE
  • Crianças de 3 a 11 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose no caso da Pfizer Pediátrica e de 28 dias no caso da Coronavac Pediátrica);
  • Adolescentes de 12 a 17 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose);
  • População adulta (intervalo conforme imunizante aplicado/informações na carteirinha).
  • TERCEIRA DOSE
  • Adolescentes de 12 a 17 anos (que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses);
  • População adulta (pessoas que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).
  • QUARTA DOSE
  • Pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
  • Pessoas com 40 anos ou mais (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
  • Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.

REVISÃO DAS CADERNETAS DE VACINAÇÃO DOS ESTUDANTES

Uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação resultou na ação de revisão das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes frequentadores das escolas municipais e estaduais. Realizada pela equipe das unidades de saúde, o trabalho é parte da Campanha de Multivacinação e Atualização das Cadernetas de Vacinação, com orientação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A ação iniciou na semana passada e segue nesta semana com visitas nas escolas Adolfo Seibt (Santa Marta), dias 9, 12, 13, 15 e 19; Bertholdo Oppitz (São Lucas), dia 13 de setembro; Barão do Rio Branco (Saiqui), 15 de setembro; Severino Travi (São Rafael), dia 26 de setembro e Neusa Mari Pacheco – CIEP (Canelinha) em 3 outubro.

Com as cadernetas revisadas, os pais ou responsáveis deverão conferir as anotações dos profissionais de saúde, e caso necessário, levar a criança ou o adolescente até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para que receba a vacina que ainda não foi aplicada.

No Colégio Marista Maria Imaculada a revisão das carteirinhas dos estudantes aconteceu na manhã de hoje (06).