Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Com qualificação conectada às demandas comunitárias, curso de Odontologia conquista conceito máximo em avaliação do MEC

Compartilhe:

Visita de comitiva do Ministério da Educação que reconheceu graduação com conceito final cinco, considerado de excelência, ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

O bacharelado em Odontologia da UCS recebeu conceito máximo em avaliação de Reconhecimento de Curso realizada por comissão do Ministério da Educação (MEC), in loco, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A nota cinco, considerada de excelência, reflete elementos como a estrutura de ensino e pesquisa odontológica destaque na região, ampla e com equipamentos de última geração; a qualidade do corpo docente, evidenciada pelo número de publicações, experiência clínica e didática dos professores; um projeto pedagógico moderno e atento ao mercado de trabalho; a interdisciplinaridade; e campos de estágio como o Hospital Geral, conforme pontua o coordenador do curso, professor Felipe Corá.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os avaliadores consideraram as dimensões Organização Didático-PedagógicaCorpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Dentre os critérios analisados, o relatório pontuou que “o profissional cirurgião-dentista egresso do curso da UCS terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico”, bem como o diferencial das abordagens teóricas e práticas sobre os recursos de ponta no exercício profissional.

“Em nossa atuação, seguimos os princípios da excelência na formação profissional e do atendimento diferenciado para os pacientes”, contextualiza Corá. Fundamentando a qualificação profissional, os serviços realizados no contexto da formação alcançam a comunidade em três clínicas odontológicas com consultórios automatizados e equipados, laboratórios de alta especialização e bloco cirúrgico.

O trabalho desenvolvido oportunizou, somente em 2021, a realização de quase 8 mil atendimentos para os pacientes da região, sendo a maior parte para usuários do Sistema Único de Saúde, e em projetos de orientação e prevenção em escolas e entidades asilares. O curso promove ações de promoção de saúde para a comunidade na Clínica Odontológica e a partir de serviços como de Atendimento de Desordem Temporomandibular (DTM) e de Atendimento e Radiologia (NERO).

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, evidencia a evolução do curso e de suas estruturas desde que foi implantado na Instituição, destacando que se trata de “uma graduação que traduz a missão comunitária da Universidade, atendendo às demandas sociais, especialmente, na área da saúde, a partir de um corpo docente qualificado que se dedica à formação de profissionais de excelência para o mercado”.

Autorizado pelo Ministério da Educação em 2015, desde o início das atividades, em 2016, o curso já graduou 110 cirurgiões-dentistas, além de especializar 12 profissionais em Implantodontia, no âmbito da formação continuada. Nesse contexto, a UCS também conta com as especializações em Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia e Motricidade Orofacial. Complementando as opções, o início do curso de Harmonização Orofacial é previsto para este ano.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Complexo Acadêmico Odontológico

Em 2017, o curso já contava com a própria Clínica de Atendimento, no Bloco S. No local, 24 consultórios totalmente automatizados, sala e central de materiais e de esterilização foram incorporados à estrutura de Ensino, Pesquisa e Extensão na área, que já contava com Clínica de Radiologia Odontológica, Laboratório de Interpretação Radiológica, Laboratório de Materiais Dentários e Laboratório de Pré-Clínica, resultando em um Complexo Acadêmico Odontológico. Mais tarde, somaram-se à composição mais duas clínicas e um bloco cirúrgico, permitindo procedimentos mais complexos, como cirurgias, extrações e implantes. Atualmente, as três clínicas totalizam 90 consultórios para uma formação aliada ao serviço social.

Fotos: Claudia Velho e Vagner Espeiorin