Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Onças do Gramadozoo “treinam” para a Copa do Mundo

Compartilhe:

Em ritmo de preparação para a Copa do Mundo, as onças do Gramadozoo estão “jogando futebol”. Com suas tradicionais rosetas na pelagem, que serviram de inspiração da fornecedora de materiais esportivos para vestir o Brasil na Copa do Mundo do Catar, as onças do zoo são estimuladas a realizarem exercícios físicos para manter o bem-estar. Os técnicos colocam “bolas de futebol gigantes” recheadas com iscas de carne nos recintos e as onças precisam fazer a bola rolar para ter acesso ao alimento. Além do bem-estar, as atividades contribuem para a educação ambiental.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

UNIFORME DA SELEÇÃO

O veterinário Thomas Poulton observa que a pelagem das onças serviu de inspiração para o uniforme que a Seleção Brasileira vai usar no Mundial do Catar. Poulton destaca que as rosetas são como se fossem uma impressão digital da onça. “Cada onça tem um padrão único”, afirma o veterinário, lembrando que a camisa de goleiro da Seleção será preta. “Tanto as onças-pintadas como as onças-pretas, possuem rosetas pelo corpo”, completa.

De acordo com Poulton, a bola de futebol é utilizada para fazer os felinos interagirem. “A atividade que estamos propondo é temática sobre a Copa do Mundo. Em busca das iscas de carne, eles são estimulados a realizarem exercícios físicos. Quanto mais tempo passam brincando com a bola, mais eficaz é a atividade, garantindo bem-estar para eles”, diz.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

SÍMBOLO DA NOSSA FAUNA

Conforme a bióloga Tathiana Gosaric, o programa de enriquecimento ambiental do zoo utiliza datas comemorativas para atrair a atenção dos visitantes e passar mais informações sobre cada espécie. “Um dos principais símbolos da nossa fauna, a onça-pintada é uma espécie emblemática das matas brasileiras. É uma espécie importante para as ações de conservação da biodiversidade por ser indicadora de qualidade ambiental, uma vez que está no topo da cadeia alimentar necessitando de grandes áreas preservadas para sobreviver. É o maior felino das Américas e está ameaçado de extinção”, frisa Tathiana. O programa de atividades ocupacionais é desenvolvido cotidianamente no zoológico. Além das onças, outros animais participam de ações específicas.