Depois de dois anos sem atividade cívica, por conta da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer organizou um desfile que surpreendeu as expectativas e reuniu aproximadamente dez mil pessoas ao longo do trajeto do desfile realizado nas ruas Fesliberto Soares e Osvaldo Aranha. A atividade aconteceu na tarde deste sábado, 10.
A concentração aconteceu em frente a Catedral e o palanque de autoridades foi instalado na Praça João Corrêa e a dispersão aconteceu nas imediações da Casa de Pedra.
O que trouxe emoção e encantamento ao evento foi mesmo a apresentação das instituições educacionais. Cerca de 25 unidades trouxeram seus alunos caracterizados, sendo os pequeninos (menor idade), uns acomodados seguramente no colo dos pais, outros caminhando com as professoras e monitoras ao lado.
Por outro lado, os de mais idade, desfilaram tranquilamente pela avenida trazendo estampados nos rostos a alegria e o encanto da novidade que era desfilar pela primeira vez para um público tão grande na avenida.
Os pais e familiares compareceram para prestigiar o ato cívico e os filhos nesse desfile que também comemorou os 200 anos da Independência do Brasil. A cada escola a desfilar, os aplausos se repetiam e o ato de civismo e cidadania ficavam mais evidentes nos rostos dos expectadores.Além das forças militares, escolas e instituições desfilaram abrilhantando e agigantando a festa cívica.
Um exemplo disso, foi a participação das Bandas das Escolas: as Marciais da Escola Neusa Pacheco – CIEP e da Escola Municipal Severino Travi; as de Percussão: Rodolfo Schlieper/APAE, das escolas do interior, Cônego João Marchesi; Barão do Rio Branco; Ernesto Dornelles; Santa Terezinha; Dante Bertoluci; João Alfredo e Bertholdo Oppitz que foram constantemente aplaudidas durante todo o trajeto, e que ao final realizaram uma apresentação em conjunto, ocasião em que foram ovacionado pelo público.
O prefeito Constantino Orsolin que é professor e a secretária de Educação, Janete da Silva Santos desceram do palanque oficial em diversas oportunidades para saudar de perto alunos, professores e representantes de entidades.
“Foi uma tarde muito bonita, na qual me emocionei várias vezes de ver as famílias com suas crianças e adolescentes desfilando numa verdadeira festa da Independência do Brasil. A população está de parabéns por ter vindo para esta atividade que a Prefeitura organizou com muito carinho” enfatizou o chefe do executivo.
Orsolin acrescentou que esse dia festivo representou o direito de todo cidadão à educação. “Foi um orgulho ver todas essas crianças e adolescentes na avenida, representando seu espírito cívico. Por isso, Aproximadamente dez mil pessoas participam no Desfile Cívico de Canela”.
Fotos: André Fernandes
Vídeo: Francisco Rocha