Canela,

5 de dezembro de 2024

Anuncie

Últimos dias para visitar a exposição de meteoritos no Geo Museu de Gramado

Compartilhe:

A exposição Meteoritos – Fragmentos da História do Sistema Solar encerra no próximo dia 21 de setembro. Quem não teve a oportunidade de visitar a mostra ainda pode aproveitar e conhecer esses fascinantes fragmentos espaciais, que datam de bilhões de anos, quando o Sistema Solar ainda estava em formação.

Entre as atrações está um fragmento do meteorito Bendegó, o maior já encontrado no Brasil. O Bendegó é um siderito de 5,36 toneladas encontrado no sertão da Bahia em 1784. Atualmente está no Museu Nacional do Rio de Janeiro, tendo resistido ao devastador incêndio que destruiu a instituição em 2018. O fragmento em exposição no Geo Museu faz parte do acervo do Museu de Ciências da Terra, também no Rio de Janeiro, vinculado ao Serviço Geológico do Brasil.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Além desse, há muitos outros meteoritos e suas curiosidades, como um fragmento do meteorito de Chelyabinsk, que em 2013 explodiu sobre a cidade de mesmo nome na região russa dos Urais, causando um estrondo ensurdecedor e uma onda de choque que quebrou milhares de vidraças e deixou a população local em pânico. Essa amostra faz parte da coleção do Museu Itinerante de Ciências Naturais do Prof.Dr. Rodrigo Guerra.

Expositores

Os expositores da mostra no GEO Museu são o Museu de Ciências da Terra, o Museu Itinerante de Ciências Naturais, o Observatório Espacial Heller & Jung, a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e o fotógrafo Marcelo Hernández Walcher com sua belíssima coleção de astrofotografias que mostram um recorte do céu sobre Gramado.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço:

Ingressos: R$ 60 inteira / R$ 30 meia.

Horário de visitação: Diariamente, das 9h às 17h.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5905 – Carniel, Gramado – RS, 95670-000.

Telefone: (54) 3286-3775