Canela,

30 de julho de 2024

Anuncie

Temas relevantes do setor florestal estarão em discussão na Serra

Compartilhe:

São Francisco de Paula será sede, nos dias 22 e 23 de setembro, do Seminário Gaúcho de Silvicultura, e no dia 24, do Encontro Estadual de Fomento Florestal e Plantio Agrossilvipastoril, este mais voltado para a agricultura familiar. Os eventos acontecem no Parque Davenir Peixoto Gomes e são promovidos pelo Sindimadeira, com o apoio de várias entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

No RS, predomina o cultivo de florestas de eucalipto, pinus e acácia. A engenheira florestal Adelaide Ramos, extensionista da Emate/RS-Ascar, explica que nesse momento o setor está retomando as atividades, especialmente a comercialização, devido à valorização dos produtos florestais. A fim de incentivar novos plantios e apresentar opções de fomento de espécies e tecnologias modernas para o setor, nos três dias de evento serão apresentados, trabalhados e discutidos temas, práticas e dados de todos os segmentos da cadeia produtiva florestal, desde a muda, plantio, até a colheita e comercialização, por meio de palestras e oficinas. Um dos temas de destaque será a questão da regularidade ambiental, fator de tem limitado a expansão da atividade nos últimos anos.

Paralelamente também irá acontecer uma feira com expositores representantes de indústrias que trabalham o fomento florestal, a comercialização e o beneficiamento da matéria-prima florestal, viveiristas produtores de mudas, agentes financeiros que disponibilizam linhas de crédito para viabilizar a atividade nos diferentes segmentos e expositores de maquinários.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Conforme Adelaide, a Emater/RS-Ascar vê a atividade florestal na pequena propriedade como uma forma de agregar renda, podendo ser integrada com a pecuária e culturas agrícolas, e também como forma de produzir matéria-prima de uso para diversas finalidades (moirões, tábuas, cercas). “É ainda uma oportunidade de adequação ambiental das propriedades rurais no contexto da conservação do solo e da produção de água”, salienta.

Crédito foto: Divulgação Emater/RS-Ascar