Canela,

26 de dezembro de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Três secretários devem deixar a Prefeitura e voltar à Câmara de Vereadores de Canela

Compartilhe:

Volta de Carmen, Alfredo e Savi coincide com a votação da reforma administrativa, que cria novos cargos de CC

É esperado que, até o final desta sexta (16), ou na próxima segunda (19), três secretários municipais de Canela deixem seus cargos e voltem para assumir suas cadeiras de titulares na Câmara Municipal de Vereadores. As portarias de exoneração estão na mesa do prefeito Constantino, aguardando a assinatura.

São eles: Carmen Seibt de Moraes (PSDB), que atualmente é a secretária de Governança, Alfredo Schaffer (PSDB), que está na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, e Marcelo Savi, o homem forte do governo MDB, hoje na Secretaria de Obras.

Caso eles realmente deixem as secretarias, a missão será defender o projeto da Reforma Administrativa (aquele que cria 85 cargos de CCs e tem como requisito uma baixa escolaridade, segundo alguns pareceres). Como a missão é temporária, Luciano Melo deve acumular as funções.

A verdade é que, para aprovar a reforma, bastaria voltar Carmen ou Alfredo, já garantindo assim os seis votos que são necessários para aprovação do projeto, mas como Jeferson de Oliveira ainda não abriu seu voto, o Governo deve estar querendo garantir um votinho a mais.

Vale lembrar que Leandra Aires dos Santos e Felipe Caputo, ambos suplentes do PSDB, já firmaram posição pela reprovação da Reforma. Eles dois, com os três votos do PDT, fariam o projeto ser rejeitado, pois projeto de lei complementar, o caso deste, precisa seis votos para ser aprovado e, também no projeto de lei complementar, o presidente não vota. Restariam apenas cinco.

Com a volta de Carmen, sai Leandra, com a volta de Alfredo, sai Caputo, com a volta de Savi, sai João Silveira = projeto aprovado e prefeito feliz.

Mas, como não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe, já existem, pelo menos, três ações de inconstitucionalidade do projeto prontas para saírem da gaveta.

É o jogo político que acontece, neste momento, em Canela. Pena que nossos poderes, Executivo e Legislativo, não coloquem tanta raça para criar e aprovar políticas públicas que realmente venham de encontro ao que quer o contribuinte.

Constantino pode mudar de ideia? Pode! Mas a gente sabe que este não é o forte do prefeito. Né?

Então senhores, ontem, na coluna da edição virtual, tinha lançado a aposta de que o projeto iria passar. Hoje, dobro a aposta. Jogo quatro, QUATRO cafezinhos, que a reforma vai ser aprovada pelo plenário da Câmara e mais OITO cafezinhos que cai em menos de 15 dias, na Justiça.

Quer valer?