Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Setembro Roxo: Secretaria da Saúde realizará ações de conscientização sobre o Alzheimer

Compartilhe:

De 24 a 30 de setembro a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Saúde e com apoio do Movimento Viver Sem Saber, realiza a campanha Setembro Roxo, realizada para aumentar a conscientização sobre o Alzheimer. As ações que serão realizadas durante a campanha têm o objetivo de identificar possíveis deficits de cognição e promover a conversa sobre a doença.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

No próximo sábado (24) acontece a abertura da campanha, junto ao Gramado Com-Vida, na Serra Grande. O Movimento Viver Sem Saber vai participar e os profissionais da saúde realizarão avaliação e triagem cognitiva em idosos acima de 65 anos. Na mesma data, uma equipe da Saúde fará visita domiciliar a algumas famílias da comunidade que possuem idosos com suspeita de Alzheimer para avaliação e encaminhamentos necessários.

Já entre os dias 26 e 30 de setembro, todas as unidades de saúde realizarão a mesma triagem com idosos acima de 65 anos. Para a avaliação, será utilizado o teste rápido de cognição, que pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde capacitado. Em casos de avaliação positiva para déficit de cognição, o idoso será encaminhado para o segundo teste, que é um Mini Exame do Estado Mental (MEEM), aplicado por um profissional de nível superior que foi devidamente capacitado.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 55 milhões de pessoas. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.

Crédito: Ascom/PMG