Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Canela – Estudantes participam de palestra sobre Educação Fiscal

Compartilhe:

O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – CIDICA foi palco nos dias 23 e 26 de setembro, de palestras sobre Educação Fiscal para 232 estudantes das Escolas Cônego João Marchesi, Ernesto Dornelles, João Alfredo Corrêa Pinto, Balduíno Boelter, Zeferino José Lopes, Santa Terezinha, Santos Dumont, Dante Bertoluci, Bertholdo Oppitz, Severino Travi e Escola Especial Rodolfo Schlieper.

As atividades são uma parceria das secretarias de Fazenda e Desenvolvimento Econômico e de Educação, Esporte e Lazer com o objetivo de esclarecer sobre a necessidade do cidadão atuar e contribuir com as campanhas de arrecadação de tributos, o que reverterá em ações em benefício da comunidade.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

As palestras foram ministradas pelo secretário Luciano, que falou sobre a importância do envolvimento das escolas no programa de educação fiscal, com projetos que envolvem os alunos numa prática que busca a conscientização, o resgate de valores, como ética, empatia, respeito, cidadania, cooperação, solidariedade, direitos e deveres e o pensamento coletivo.

“A Educação Fiscal assenta-se sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas, a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos. A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo”, ponderou.

Um folder sobre educação fiscal, organizado pela Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, foi distribuído aos alunos, incentivando as pessoas a pedirem suas notas fiscais ao efetuarem suas compras no comércio local e para que façam a adesão ao programa estadual, que distribui prêmios em todo o Estado.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A secretária de Educação Janete da Silva Santos conta que nas salas de aula, o programa de Educação Fiscal é apresentado mesclando entretenimento e criatividade que são formas dos alunos verem e praticarem de uma forma diferente uma questão tão importante no cotidiano das pessoas.

Foto: André Fernandes