Canela,

23 de maio de 2024

Anuncie

Gramadozoo acolhe cinco gambás órfãos

Compartilhe:

O Gramadozoo recebeu na tarde desta quarta-feira (28) cinco filhotes de gambá órfãos. Os animais foram resgatados, no bairro Carniel, pela Prefeitura de Gramado e encaminhados ao zoológico para tratamento com autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Com aproximadamente 25 dias de vida, os filhotes ficaram órfãos depois que a mãe foi atropelada.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Conforme o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo, a primavera é a estação dos filhotes. “É muito comum receber filhotes de gambá órfãos de mães atropeladas. Elas carregam vários filhotes junto ao corpo até eles crescerem e ficarem independentes. Com isso, as mães ficam mais lentas, aumentando a probabilidade de acidentes quando estão atravessando as estradas”, explica.

Poulton observa que os gambás são onívoros e atuam tanto como dispersores de sementes quanto no controle de carrapatos e escorpiões. “Os gambás são imunes ao veneno dos escorpiões, que fazem parte da dieta da espécie. São animais muito importantes no controle de pragas”, diz.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O veterinário observa que os filhotes exigem cuidados especiais na alimentação. Após atingirem a maturidade, o objetivo é reinserir os animais na natureza.