Canela,

19 de junho de 2024

Anuncie

Universidade de Caxias do Sul marca presença na 38º Feira do Livro

Compartilhe:

Nesta edição, além de contribuir com o desenvolvimento da Identidade Visual do evento, a Instituição conta com bancas da EDUCS e da UCS Livraria

Até 16 de outubro, Caxias do Sul vive a Feira do Livro. O evento tem como tema “Tudo é leitura” e ocorre na Praça Dante Alighieri. Nesta edição, a patrona do evento é a publicitária, jornalista e escritora Maya Falks, e o amigo do livro é o professor universitário e escritor Décio Bombassaro, que já foi docente da UCS. Inspirados no tema desta edição, quatro estudantes do bacharelado em Design, da Universidade de Caxias do Sul, Campus 8, produziram as peças gráficas que ilustram cartaz, flyers, livro da programação, marca-páginas, redes sociais e demais materiais de divulgação do evento, que tem como palco a praça e as infinitas leituras que se faz no local. Desde 2017, por meio de um projeto voluntário de extensão em Design Gráfico “Desalinha”, estudantes do curso desenvolvem a Identidade Visual da Feira do Livro.

Confira todas as obras que serão lançadas pela Editora da UCS na 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul, clicando aqui.
Saiba mais sobre a publicação da obra “Por que choras, Beterraba” que inaugura o selo EDUCS/infantojuvenil, clicando aqui.
Clique aqui e veja a programação completa da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

Sob orientação da professora Aline Fagundes, os estudantes se engajaram na pesquisa, com uma escuta atenta, e trabalharam em conjunto com a Biblioteca Pública de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal da Cultura para desenvolver uma comunicação e sinalização impressa e digital eficientes. “É muito interessante, porque todos os anos a gente inova em algumas apresentações, até na maneira como a gente enxerga o evento e isso é um laboratório incrível para também repensarmos o projeto de design, pra gente elaborar novos saberes, pensar de uma forma inclusive transdisciplinar”, afirma.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Além da troca de conhecimento e de verem os seus trabalhos na Praça Dante, os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com projetos e necessidades reais de um evento, entendendo a relevância do profissional de design e como é possível contribuir com a sociedade. Para a professora, a qualidade técnica dos trabalhos entregues está relacionada ao engajamento dos estudantes e à vontade de relacionar-se mais à cultura. “A Feira de Caxias, na verdade, é o ápice de todos os eventos que ocorrem ao longo do ano justamente para fortalecer não só o mercado literário em Caxias, mas também todas essas políticas públicas de incentivo a leitura, de formação de novos leitores e também de promoção e acesso aos livros”, explica.

As Bancas

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM


A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) participa com uma banca com todos os títulos disponíveis de suas publicações. Além disso, conta com sessões de autógrafos nos dias 8 e 15 de outubro, diversos lançamentos e a inauguração do selo EDUCS/Infantojuvenil. A ideia é impulsionar a venda de livros e trabalhar na prospecção da EDUCS. Neste ano, a UCS Livraria também está presente no evento, na banca 12, com livros acadêmicos, de literatura, entre outros títulos publicados por diversas editoras.

Além disso, será possível comprar em ambas bancas com descontos especiais de até 20%. Outro diferencial desta edição é que a emissora educativa da Universidade de Caxias do Sul, UCS FM é a rádio oficial do evento literário. Para isso, foi instalado um estúdio container na praça e estão previstas entrevistas com autores, interação com o público e boletins ao vivo nas emissoras de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria.