Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Faccat entrega Inventário de Patrimônio Cultural para o município de Parobé

Compartilhe:

Após um ano de muito trabalho, pesquisa e catalogação, as Faculdades Integrantes de Faccat (Faccat), por meio do curso de História, entregaram o Inventário de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Parobé para o prefeito Diego Picucha. O ato ocorreu durante a Feira do Livro, na noite de 30 de setembro, na Rua Coberta. Na ocasião, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, entregou o documento que reúne mais de 50 registros. Os trabalhos de pesquisa iniciaram no segundo semestre do ano passado e a iniciativa foi uma proposta eleita em uma Consulta Popular, tendo como meta o apoio do desenvolvimento cultural e de produtos de turismo regional. A realização foi do curso de História da Faccat e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na avaliação do prefeito Diego Picucha o inventário será importante para ajudar a preservar a identidade do povo parobeense. “É preciso ter uma identidade. Saber de onde viemos. O inventário será muito importante, principalmente, para as nossas crianças. A gente tem como lema, de resgatar o orgulho de ser daqui e essa identidade é muito importante. Toda sociedade deve saber de onde ela veio”, salienta.

O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, destaca a importância do documento, que poderá ajudar até com o desenvolvimento econômico e cultural do município. “Parobé tem muita história, tem um rico patrimônio cultural material e imaterial. É importante que este material chegue nas escolas para que as crianças e jovens tenham este conhecimento também. Vamos entregar este documento a nível de Estado, para a Secretaria de Cultura e para a Secretaria de Turismo do Estado”, revela Backes.

Sobre o Inventário de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Parobé

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Grupo de Trabalho

Andrea Helena Petry Rahmeier – Coordenadora do Projeto

Dalva Neraci Reinheimer – Professora Pesquisadora

Élen Waschburger – Auxiliar de Pesquisa e diagramadora

Acadêmicos bolsistas:

Ari Verton Schoenardie

Eduarda Farias da Silva

Maicon Luis Custódio Leite

Paola Werlang de Souza

Pesquisadores colaboradores:

Jorge Luis Stocker

Leila Gil

Lidiane Lima Schoenardie (egressa da História)

Ligia Mosmann

Rafael Bosa

Valdir dos Santos Silva (egresso da História)

34 pessoas entrevistadas

45 itens inventariados