Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela salva animal silvestre

Compartilhe:

Durante a tarde de segunda-feira (03), no município de Gramado, os Policiais Militares do 3º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram o salvamento de serpenteantes da espécie jararaca-falsa, encontradas no interior de uma residência do município. A guarnição realizou a captura de três filhotes de serpente e realizou a devolução ao meio ambiente em um lugar afastado da zona urbana de Gramado.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

As Falsas Jararacas (Xenodon neuwiedii) são encontradas em áreas abertas da mata e ativas durante o ano todo, com maior visibilidade entre fevereiro e maio, época de nascimento dos ovos. Sua alimentação é restrita a uma categoria de presa: os sapos, que são capturados quando estão em atividade ou repousando no chão da mata.

Para abocanhar a presa, perfura os pulmões com seus dois dentes compridos anulando qualquer tipo de defesa. Costuma deformar sua cabeça em forma de triângulo quando ameaçada. Seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.