Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Festival Erva-mate Anfitriã na gastronomia será realizado na Região das Hotênsias

Compartilhe:

Conceito: “O paladar que se expande, nunca mais volta ao normal”

A comida criativa e afetiva do Festival Erva-mate Anfitriã convida os chefs a resgatarem receitas de família que são um legado gastronômico de memórias de infância, com o prazer de receber em sua cozinha, valorizando os produtores locais, em uma experiência para clientes que buscam ser surpreendidos com a máxima expressão dos aromas e sabores, sejam turistas bem como os residentes.

DINÂMICA BRANDING EXPERIENCE

   •          8 dias;

   •          4 cidades da Região das Hortênsias: Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula;

   •          10 restaurantes Região das Hortênsias;

   •          10 cardápios exclusivos: entrada, prato principal, sobremesa, doces – opções desenvolvidas com diferentes tipos de erva-mate como um dos ingredientes.

Acesse o link e veja as páginas dos estabelecimentos participantes, os pratos exclusivos e valores e faça sua compra antecipada: http://chimatearia.com.br/festival-de-gastronomia.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Estabelecimentos participantes:

Nova Petrópolis

Zaandam – @zaandamnp

Um pedaço da Holanda no Brasil.

Um sonho holandês, criado por uma família de descendentes holandeses que sonhavam em homenagear as colônias holandesas no Brasil e reproduzir na cidade de Nova Petrópolis a vida de uma cidade típica da Holanda atual.

Prato exclusivo para o Festival: Bitterballen de erva-mate

Gramado

Parque Olivas de Gramado – @olivasdegramado

TURISMO – GASTRONOMIA – CULTURA – AZEITE DE OLIVA

Um lugar espetacular em cima de um Canyon na Linha Nova, interior da cidade de Gramado, rodeado de Mata Atlântica e com o solo permeado de cristais que emanam muita energia e boas vibrações. Reúne em um único espaço o melhor da culinária típica dos imigrantes, oferece iguarias que valorizam a identidade cultural da Serra Gaúcha, através de uma releitura dos pratos típicos com uma apresentação contemporânea e o toque do Chef. O menu é elaborado com produtos orgânicos produzidos no entorno e valoriza a alimentação saudável

O Parque possui atrações para toda a família como a Fazendinha de mini animais, trilhas na natureza e um passeio entre as paisagens naturais e plantações de oliveira.

  • Chef Cristiano Alves

Tem na criatividade e diversidade diferenciais que possibilitam praticar uma gastronomia com harmonia, requinte e emocional que encantam o cliente, atendendo os mais exigentes paladares.

Prato exclusivo para o Festival: Tortéi a moda Olivas ao pesto de erva-mate

Wood Lounge Bar e Restaurante – @hotelwoodgramado

O lugar perfeito na cidade para você viver ótimos momentos e curtir uma experiência gastronômica completa, inspirado na cozinha glocal (global + local) do chef Rodrigo Bellora.

  • Chef Rodrigo Bellora – @rodrigobellora

Idealizador do conceito Cozinha de Natureza. Uma gastronomia descontraída, que busca o alimento bom, limpo e justo.

Prato exclusivo para o Festival: Guioza de legumes fermentados com consomê de cogumelos  erva-mate

Duo Comida Contemporânea – @duocozinhacontemporanea

Está sob o comando do renomado Chef Cassiano Melo e se propõe a oferecer uma experiência gastronômica inesquecível com pratos da cozinha tradicional contemporânea e pratos autorais.

  • Chef Cassiano Melo – @cassianomelo05

Procura sempre dar valor ao produto local em uma mescla da gastronomia gaúcha e contemporânea, valorizando cada vez mais o “terroir” serrano.

Prato exclusivo para o Festival: Risoto de linguiça colonial com erva-mate

Josephina Café – @josephinagramado

Foi no clima de “que saudade daquele tempo que não volta mais” que os irmãos Patricia, Gabriel, Rodrigo e Carolina Klauck Moraes transformaram a casa construída por seu bisavô na década de 50 no charmoso Josephina, um lugar onde delícias se misturam com histórias.

  • Chef Daisy Renata da Silva

Com habilidade em criação de pratos na linha de comfort food.

Prato exclusivo para o Festival: Risoto de moranga cabotiá e linguiça colonial com farofa de erva-mate

Cozy Bar, Cozinha & Eventos – @cozygramado

Qualidade, autenticidade e experiência fazem parte de cada elemento proposto pela casa. Com um ambiente agradável, amplo e sofisticado, cercado pela natureza e uma vista belíssima, momentos especiais vividos em grande estilo.

  • Chef Ionete Panho

“Eu amo cozinhar, e o meu prazer é oferecer uma experiência gastronômica especial e de excelência aqui.”

Prato exclusivo para o Festival: Nhoque galponeiro: Nhoque de erva-mate com molho de gorgonzola e bacon

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Canela

Containner Bistrot – @containnerbistrot

O Containner Bistrot é aquele lugar que todos amam à primeira vista! Entrar no clima, sentar-se com calma e saborear os pratos, os amigos, o sol. Não tenha pressa, aproveite o Containner e viva uma experiência gastronômica criativa!

  • Chef Thomas Cortinaz Silveira – @thomascsilveira

Sempre foi apaixonado pela gastronomia, procura utilizar produtos de produtores locais, é daí que vem as idéias para pratos novos e novas utilizações dos ingredientes.

Prato exclusivo para o Festival: Entrecot Chimarreiro – entrecot grelhado, purê de aipim com queijo colonial e chimichurri de erva-mate

Doce Amélie Café – @doceameliecafe

Cafeteria instagramável inspirada em locais europeus, a Doce Amelie Café se tornou um ponto turístico e é hoje especializada em donuts.

  • Chef Maria Jaqueline Silva

Chef especializada em confeitaria.

Donut exclusivo para o Festival: Donut Mate

São Francisco de Paula

Mátria Parque de Flores – @matriaparquedeflores

Um lugar onde a natureza surpreende como uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Ocupa uma área de 50 hectares com 30 jardins diferentes, cuja escolha dos temas foi inspirada em memórias afetivas, nas artes e no mundo botânico, com espécies vegetais cuidadosamente plantadas para encantar e despertar os sentidos. O Restobar instalado à beira do lago de 30 mil metros, possui uma adega subterrânea e um deck que avança sobre as águas.

  • Chef Gregory Antonio Torres Mora

Sua experiência de vida proporciona uma perspectiva global com essência local à sua proposta gastronômica.

Combo exclusivo para o Festival

Entrada: Folha de erva-mate crocante com carreteiro de charque

(A folha intacta e cheia, legado da cultura Guarani, é a base da porção, que sustenta o arroz de charque, herança dos tropeiros gaúchos)

Prato principal: Truta assada com crosta de erva-mate e polenta cremosa de erva-mate (Peixe das águas geladas da serra, a iguaria é assada e servida com cobertura crocante de erva-mate, sobre uma polenta cremosa, que representa o lago do parque e a integração dos sabores italianos da região)

Sobremesa: Rolinho de erva-mate recheado com sorvete de limão e redução de erva-mate (Com farinha e um toque de erva-mate, o rolinho ganha intensidade de sabor e cor. É recheado com sorvete cremoso de limão, cujo sabor fresco confere contraste e equilíbrio)

Restaurante Castelli – @restaurantecastellirs

Parada obrigatória na Serra Gaúcha! Receitas de família, ambiente aconchegante e atendimento único. Castelli, uma verdadeira experiência de sabor.

Entrada exclusiva para o Festival: Linguicinha acebolada com farofa de erva-mate e crispo de couve

FESTIVAL ERVA-MATE ANFITRIÃ by CHIMATEARIA

Informações: Lendari Paula @chimatearia

Somos CONEXÃO, uma Multiplataforma de experiências, especialista em erva-mate, acreditamos no seu valor e potencial ainda com muito a ser descoberto. Os desafios percebidos atualmente no mundo reforçam a importância de relações de confiança, o amor pela saúde, bem-estar, a sustentabilidade ambiental e social. Nossa busca é unir pessoas e parceiros que também tem como valor cuidar do presente e do futuro.

Erva-mate – Ilex paraguariensis

* Importância cultural, econômica, social e ambiental

* Contém todas as vitaminas necessárias para manter a vida (Instituto Pasteur, 1964).

* 237 compostos bioativos em diferentes tecidos; possui mais antioxidantes que o chá verde (Melo, 2018)

* considerada uma das plantas mais completas do mundo, nela estão presentes a cafeína, a teofilina e a teobromina: traz a força do café, os benefícios do chá e a alegria do chocolate.