Canela,

7 de junho de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Savi diz que vai a prefeito, mas não garante o partido

Compartilhe:

A política municipal segue efervescendo, mesmo em época de campanha eleitoral nacional. Aqui, o pessoal segue tentando ajeitar as melancias no andar da carruagem e muitos já refletem aproximações e trocas de partidos visando as eleições municipais.

Um dos nomes cotados para ser prefeiturável em 2024 é o vereador mais votado e atual secretário de Obras, Marcelo Savi.

Conversei com o Marcelão, nesta semana. Ele discorda de algumas coisas que vem acontecendo na Prefeitura e, consequentemente, com alguns posicionamentos de seu partido, o MDB.

Ele me disse que sim, pensa e tem quase certeza que será candidato a prefeito, mas não crava que será por seu atual partido e não descarta uma mudança de sigla na próxima janela partidária.

 Reflexos da Operação Cáritas nas Eleições 2022

Chamou atenção a baixa de votos do MDB para os cargos de deputado federal e estadual em Canela. Nomes como Carlos Burigo e Tiago Simon, que foram os melhores em 2018, depois de Gilberto Cezar, encabeçaram a lista dos dez mais.

Neste ano, PL, Republicanos, PSDB e PP aparecem antes do MDB nos mais votados.

Para Federal, Biolchi, Feltes e Alceu Moreira foram os mais votados em 2018. Destes, apenas Moreira aumentou sua votação na cidade.

No top 10 de candidatos a Federal em Canela, o MDB aparece em décimo lugar, com  Alceu Moreira, atrás de candidatos do Novo, Republicanos, Podemos, PDT, PT e PSOL. O mais votado foi Lucas Redecker, do PSDB, com 2.205.

Analistas políticos da cidade, inclusive do MDB, acreditam que esta queda se deveu à dificuldade dos locais de saírem às ruas pedindo votos, alguns, até afastados da política. Tudo reflexo da perda de credibilidade causada pela Operação Cáritas, que revelou suspeitas de corrupção em várias áreas do Poder Público canelense.

Se foi assim nas eleições gerais, alguns temem que a situação piore nas eleições municipais, até porque, até lá, devem surgir mais fases da ação policial.
Ah, vale lembrar que Delegada Nadine e Delegado Heliomar foram bem votados em Canela!

Após convite, Tolão garante que não sai do PDT

Chegou a este humilde colunista a informação de que Gilberto Tegner, o Tolão, estaria se desligando do PDT para aceitar um cargo na administração municipal.

Por óbvio, apurei. Convites houveram, mas Tolão garante que não sai do PDT e qualquer aproximação, como sempre, deve ser tratada pelos partidos.