Caro leitor, o momento mais esperado pelas famílias está chegando, faltam três meses para as férias escolares e o momento para fazer aquela viagem superlegal que já foi organizada financeiramente ao longo do ano. Não? Se não for o seu caso, ainda dá tempo de se organizar e não deixar para a última hora e gastar um dinheiro que você ainda não fez.
Normalmente a opção para quem não se organizou é usar o 13º salário para isso, mas talvez essa grana faria diferença na organização de outras coisas que vem antes mesmo das férias, como compras de natal e ano novo ou ainda alguma dívida que ficou ao longo do ano e que precisa ser quitada. A outra opção é usar o cartão de crédito e jogar o problema para frente, pedalado em suaves parcelinhas, o que não recomendo, pois pode virar um problemão e começar o ano mais uma vez “enrolado” com as finanças.
Antes de mais nada o primeiro passo é saber quanto custará a viagem de férias, definido o valor, agora é hora de colocar um plano de ação em prática. Na maioria das vezes, quando você decide fazer uma viagem, os preços acabam ficando bem mais altos que o normal. Por isso, procure pacotes de viagem de última hora promocionais e que, de preferência, incluam os valores da estadia.
• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM
Outra dica legal é que se o seu destino de desejo encontra-se com poucas ofertas de viagem de última hora e disponibilidade de hotéis ou pousadas, considere alterar a rota. Faça uma breve pesquisa da região e encontre outras cidades próximas, que podem ter preços e até mesmo alternativas melhores, para você conseguir viajar sozinho ou acompanhado sem dificuldades.
• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.
Mas no que toca a parte financeira na prática, o ideal é que desenvolva renda extra ao longo dos próximos 3 meses, assim você não vai comprometer a sua renda principal que é usada para as despesas do dia a dia.
Você pode também usar o volume morto que tem em casa, isso mesmo, sabe aquelas coisas que pagou uma fortuna e agora está parado acumulando pó? Aproveite e venda esses objetos e o valor pode ser usado para engordar o porquinho da viagem.