Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Do leitor: Moradores temem fechamento permanente do Parque do Palácio

Compartilhe:

Fechado desde 2019, moradores da região alegam abandono da administração pública com a área de preservação natural

Há vários anos o Parque do Palácio passa por incertezas em sua administração e, consequentemente, acarreta em seus vários fechamentos e reaberturas ao longo desse tempo. A área de preservação natural, doada pelo Estado para a cidade de Canela, está fechada desde 2019 – com a justificativa de estarem realizando o cercamento – e moradores da região reclamam do que o parque tem se tornado.

Isabel Scheid e Sônia Guimarães, membras do grupo Amigos do Parque do Palácio, se preocupam com o futuro do local, pois, desde seu último fechamento, está abandonado pela Prefeitura Municipal de Canela. Segundo elas, como o parque está localizado bem na entrada da cidade, a visualização dele não condiz com o slogan “Paixão Natural”.

“É feio de olhar e ver aquele lugar fechado, pichado. Já tiveram pessoas morando dentro dos banheiros do parque. Não faz sentido com a mensagem que a cidade quer passar para o turista”, afirma Isabel.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Contudo, Isabel, Sônia e outros membros do grupo não concordam com a construção de um centro de convenções, conforme exigido pela Lei Estadual no ato de entrega do parque. Para eles, por ser uma área de preservação ambiental, com vegetações que só existem na serra gaúcha, não se deve inserir obras ou empreendimentos, pois terminaria com o objetivo maior do local, que é, justamente, manter um ambiente 100% natural para lazer.

“É um lugar tão importante para a população canelense. Há condições de colocar mesas para piquenique, uma área coberta para exposições, bancos espalhados. É isso que a população quer, nós já fizemos uma pesquisa, mas o prefeito não quer saber a opinião dos moradores. Nós mesmos, nunca falamos diretamente com ele, só haviam intermediários que agora não temos mais. Somos cidadãos invisíveis e inaudíveis”, declara Sônia.

Atualmente, tramita-se na Câmara de Vereadores de Canela, um repasse financeiro de 1,5 milhão para a manutenção das trilhas do Parque do Palácio. Valor este, questionado pelo grupo dos Amigos do Parque, porque, de acordo com os membros, o valor é muito alto só para manter as trilhas já existentes. A informação recebida por Isabel e Sônia é que as trilhas terão 8m de largura e não há necessidade de as trilhas serem tão largas. “Esse tamanho não é trilha”, afirmam as membras do grupo.

Elas têm receio de que essas supostas trilhas sejam asfaltadas e que futuramente ocorra a comercialização de lotes residenciais, e assim, vão acabando aos poucos com o parque. Durante entrevista, era sempre reforçado que a maior preocupação não era com o lazer de seus filhos e família, mas sim, com o futuro do parque e se ele ainda existirá daqui a alguns anos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Segue abaixo o pronunciamento da Prefeitura Municipal de Canela:

“O Parque do Palácio não está abandonado, pelo contrário. Conforme divulgado na imprensa local no último dia 27 de julho, a Administração Municipal de Canela promoveu mais um encontro com a comunidade dentro do Programa Canela Participa, no Teatro Municipal, oportunidade em que foi apresentado o projeto elaborado pelo Poder Executivo para ser implantado na área. O projeto contempla o cercamento do parque, pistas de corrida e caminhada, quadras de esportivas, pergolados, espaço pet agility e playground, além da construção de sanitários, das sedes administrativas para as Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente e o futuro Centro de Convenções do município, conforme previsto em lei. Por fim, a degradação do Parque do Palácio foi causada por atos de vandalismo que serão coibidos com a ocupação da área, presença constante de servidores e guardas municipais, além da comunidade”.