Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O CAIXA ESTÁ APERTADO E O DÉCIMO TERCEIRO ESTÁ CHEGANDO. E AGORA O QUE FAZER? • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, o final de ano aquece a economia pelas festividades de natal e ano novo e indiferente do seu ramo de atuação é uma época para alavancar as vendas, por outro lado, também temos algumas despesas na empresa que são lembradas nos meses de novembro e dezembro não é mesmo? Hoje vamos falar de 13º salário.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Engana-se quem pensa que, pelo nome, o décimo terceiro salário precisa ser pago somente no final de um ano ou no começo do seguinte. Tenha em mente que ele deve, por lei, ser pago em duas parcelas. A primeira delas corresponde a 50% do valor ao qual o funcionário tem direito. Ela deve ser paga entre fevereiro e 30 de novembro. A segunda, por sua vez, tem que ser quitada até o dia 20 de dezembro. Nesta última parcela é que se aplicam todos os descontos cabíveis, como previdência e Imposto de Renda.

E o que pode ocorrer quando a empresa não se organiza durante o ano e não paga o décimo? Ele, assim como férias, FGTS e salários, é um tipo de verba de pagamento obrigatório. Isso quer dizer que a empresa precisa realizar os pagamentos dentro dos prazos legais, caso contrário, estará sujeita a multas de R$170,00 por trabalhador. Em caso de reincidência, o valor pode ser dobrado. E quando o 13º é pago com atraso, o valor deve ser corrigido pela Taxa Selic que hoje anda na casa dos 13,75%, então não é uma boa ideia deixar de pagar ou mesmo atrasar.

Como todo bom gestor, você precisa estar atento aos números e não deixar tudo para última hora, a desorganização sempre custa mais caro. Mas caso alavancar recursos através da operação da empresa não seja possível, para remediar a situação, pesquise junto ao seu gerente do banco quais as linhas de capital de giro são as melhores para essa situação, com pagamento de preferência o mais breve possível, caso contrário, estará com o mesmo problema no próximo ano. Só por favor não deixe de pagar as guias de impostos, que é normalmente a saída menos burocrática, pois os juros e multas dos impostos é absurdamente alto, podendo passar dos 20%.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Sempre digo para meus clientes que a empresa precisa ter sempre as projeções de 13º, férias e rescisão calculadas e reservadas, porque se o seu colaborador se desligar a qualquer momento vai ter que pagar, então devem estar nas despesas mensais ok? E caso tenha dúvida com os cálculos não deixe de solicitar ajuda para o seu contador. PLANEJAR ajuda a REDUZIR o esforço e AUMENTAR a realização. Pense nisso!