Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

A música erudita ganha mais espaço em Gramado

Compartilhe:

Foto: Cleiton Thiele.

Assinado Termo de Cooperação entre entidades que incentiva a formação musical, assim como a realização de apresentações públicas

Nesta terça feira, 18 de outubro, aconteceu na ExpoGramado, a Assinatura do Termo de Cooperação Operacional entre o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Autarquia Municipal de Turismo (GramadoTur), o Movimento de Combate à violência de Gramado (MOCOVI) e a Associação Orquestra Jovem de Gramado/OJG. Esta assinatura do Termo de Cooperação Operacional tem por objetivo a cooperação entre as entidades, visando a manutenção de projeto de formação de jovens músicos, com aulas de instrumentos musicais e canto, com custeio de professores, regentes de direção e coordenação pedagógica, assim como do corpo técnico administrativo e logístico, com destinação de espaços para realização das aulas e guarda dos materiais respectivos, permitindo o aperfeiçoamento dos alunos, o incremento da Orquestra Jovem e a criação de público para a apreciação da música erudita, mediante a realização de apresentações públicas de acesso gratuito à comunidade gramadense.

“Sabe-se que a música tem o poder de tocar os corações e ajudar a enxergar o mundo de forma diferente. Aqui está um grupo de pessoas que viu este projeto nascer e que deseja ver, no dia a dia, a importância disto tudo. A Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) formou sua sólida base e tem sido destaque na mais importante cidade turística da Serra Gaúcha e do Brasil, nossa querida Gramado”, falou Allan John, diretor executivo e pedagógico da Orquestra Jovem de Gramado/ OSG.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Tendo seu projeto idealizado em 2009, e sua estreia em 2011, na abertura do Natal Luz daquele ano, além da participação em diversos eventos públicos, culturais e corporativos, a Orquestra Sinfônica de Gramado tem como sua mantenedora a Gramadotur, em parceria com Ministério Público. “Tinhamos consciência, naquela época, de que havia talentos musicais em Gramado e por isto insistimos e agora estamos firmando este contrato formal com a Orquestra Sinfônica e a Orquestra Jovem de Gramado. É este tipo de legado que faz sentido nas nossas vidas profissionais. Sabemos que a música nos deixa mais felizes, nos encoraja e dará também um novo rumo para estes jovens, que tanto investem na música”, conta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur. Ela revelou que na abertura da 37ª edição do Natal Luz, na próxima quinta-feira, a Orquestra Jovem fará sua apresentação junto ao espetáculo na Rua Coberta.

A Orquestra, além de manter uma grade de concertos e participação nas atividades do município, tem também em seus braços, projetos como a Orquestra Jovem através do Instituto Acadêmico OSG, que em parceria e manutenção, através do Ministério Público ( Mocovi) e Gramadotur, visa a formação acadêmica de crianças e jovens instrumentistas do município e região. “Com este termo iremos conseguir um trabalho de impacto social, que investe numa educação de qualidade, uma educação global, que abrange a formação da pessoa como um todo. Este programa forma um cidadão, um cidadão responsável”, declara o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Dr. Julio, o Promotor de Justiça Dr. Max Guazzelli.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Gramado conta com cerca de 40 mil habitantes e é considerada uma cidade empreendedora. Luia Barbacovi, vice prefeito de Gramado, complementou: “Eu sou dos políticos ativos mais antigos de Gramado e acompanhando todo este panorama posso elogiar e engrandecer o empreendedorismo do novo povo. Esta é uma cidade que se renova constantemente, graças aos nossos sonhadores. Este é o caso da Orquestra Sinfônica de Gramado. O projeto foi idealizado em 2009, e sua estreia em 2011, na Abertura do Natal Luz, o evento natalino mais importante do Brasil e um dos maiores do mundo. Estamos muito felizes hoje assinando este contrato”.