Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

Eu Vejo Você – 19 de Outubro de 2022

Compartilhe:

A Educação Sistêmica é uma abordagem educacional que compreende o estudante como um ser complexo, formado pelas relações entre família, sociedade, emoções, sentimentos entre outros.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Surgiu a partir do trabalho de Bert Hellinger com base no respeito e amor à família, e tem uma postura voltada aos princípios que geralmente são inconscientes e denominados por ele Ordens do Amor. Essas Ordens são pertencimento, hierarquia e equilíbrio. Hoje vou falar do primeiro.

Pertencimento: Todos pertencem. A uma família, país, mundo, não existe separação.

 Os membros de um sistema tem direito de continuar pertencendo a esse sistema, independente das suas atitudes diante da vida. Um membro da família que cometeu algum crime, que fez algo diferente dos valores da família, mesmo assim ele continua sendo parte deste sistema, ou seja, ele pertence. Não quer dizer que preciso conviver porém aceitar que sim, faz parte da família e por algum motivo cometeu algo de errado.

O indivíduo faz parte de um sistema e não deve ser visto apenas individualmente. Compreende-se sistema como um grupo de pessoas conectadas entre si por um destino comum e relações recíprocas, onde cada membro do grupo influencia os membros do seu sistema.

Temos vários exemplos a respeito desta influência dos sistemas, se você participa de um grupo de motoqueiros, de triatlo, de amigos que bebem, passamos a ter os mesmos hábitos, ficamos parecidos, isso porque queremos pertencer e ser aceitos naquele grupo.

 As crianças na escola querem pertencer através de roupas, calçados, materiais escolares e também desenvolvendo atitudes e comportamentos que não eram seus pra pertencer ao grupo de amigos. Os alunos com diagnóstico tem um comportamento “difícil” por causa dos julgamentos e olhos de pena, os quais faz se sentir fraco e não pertencente aquele ambiente. O aluno que recém chegou a escola precisa sentir que é bem vindo, que pertence aquele lugar.

Os professores muitas vezes deixam de fazer, de colocar em prática aquilo que acreditam por medo de ser diferente e não pertencer ao grupo escolar. Muitas vezes tem opiniões diferentes, porém não as verbaliza por medo de ficar fora do grupo. Lembrando que muitas destas atitudes e movimentos são inconscientes.

Nossa família é o campo de energia no interior do qual evoluímos. Cada um desde seu nascimento, ocupa aqui um lugar único. Aqui posso citar também exemplo de abortos que ocorrem, esses membros precisam ser incluídos, eles pertencem a esta família. E como incluir? Lhe dando um nome, incluindo na lista de filhos, na ordem em que vieram ao mundo.

• Leia mais de Fernanda Brandão

Todo comportamento desafiador, está mostrando algo que precisa ser visto e incluído, pode ser um colega, um irmão, um professor e também seus pais. Portanto estar atento ao que os pequenos nos mostram e não esqueça EU VEJO VOCÊ.