Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Farmácias Associadas apresenta robô que entrega medicamentos em segundos 

Compartilhe:

O lançamento ocorre no dia 19 de outubro, quando se inicia a 15ª edição da Feira e Convenção promovida pela rede em Gramado

De 19 a 22 de outubro, Gramado será palco do que há de mais inovador no segmento de farmácias e drogarias. Além de sediar a 15ª edição da Convenção e Feira de Negócios da Farmácias Associadas, uma das lojas da rede na cidade irá estrear um inovador robô que seleciona os medicamentos e os entrega no balcão da farmácia em até 30 segundos. Chamado de BD Rowa, o robô de 11 toneladas comandado por inteligência artificial é o primeiro do Sul do Brasil e o quinto no país localizado em uma farmácia. A farmácia, localizada na Rua São Pedro, 664, lança a novidade na próxima quarta-feira, 19, às 19h. 

“Vendas on-line e serviços de entrega em domicílio impulsionados pela pandemia levaram farmácias e drogarias a se adaptarem às novas tecnologias disponíveis no mercado, tanto para organização e controle interno, como, principalmente, para melhorar a experiência dos clientes”, explica o presidente da rede, Ben Hur Jesus de Oliveira. 

Já o gestor da loja, Rafael Kleinkauff, ressalta que o investimento em tecnologia foi necessário não apenas para dar eficiência aos processos da loja, mas também para liberar os atendentes para darem atenção aos clientes. “Nosso foco principal está nas pessoas. Tudo aquilo que for mecânico e repetitivo o robô dará conta, assim, liberamos os profissionais que trabalham na nossa loja. O atendente deixa de se preocupar em conferir medicamentos, olhar validade e organizar o estoque para focar no atendimento ao cliente”, destaca. 

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O empreendimento apostou na tecnologia desenvolvida pela BD, empresa voltada para a inovação na área da medicina. O mecanismo apresenta uma série de funcionalidades que tornam a operação mais ágil e eficiente, abrangendo recebimento, armazenamento, dispensação e controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento.  

“É uma solução que utiliza inteligência artificial para beneficiar quem busca por agilidade na operação e no atendimento. Para os varejistas, resulta em uma experiência positiva diante do grande portfólio de produtos que ofertam ao mercado, com milhares de itens. Os atendentes e farmacêuticos passam a cumprir melhor o seu papel na atenção primária à saúde e os clientes recebem maior acolhimento. É a tecnologia a favor da humanização dessas relações”, afirma Walter Baxter, CEO da BD. 

Presente em 53 países e em mais de 100 pontos de venda na América Latina, este tipo de automatização reduz filas e tempo de espera, melhora a experiência do consumidor dentro da loja e possibilita atendimento orientado ao cliente por parte dos atendentes e farmacêuticos. O processo da seleção e entrega dos produtos chega a ser até 22 vezes mais rápido em comparação à operação manual.

Como funciona o BD Rowa

O robô de 11 toneladas opera com base em inteligência artificial que assimila as práticas diárias de recebimento, armazenamento e entrega de medicamentos, garantindo controle da operação e a agilidade no atendimento ao cliente. O mecanismo alcança 3 metros por segundo e atua por meio do sistema multipicking (em 10 segundos pode entregar várias caixas de medicamentos).

Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente coloca os dados dos medicamentos no sistema e, a partir deste primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio dispositivo os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem; e dispensação, quando ele coloca os medicamentos em uma esteira, que leva os medicamentos até o balcão. Este processo, desde o primeiro passo, leva no máximo 30 segundos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Esta tecnologia faz o controle imediato do estoque, após dispensar cada medicamento, repondo de acordo com a demanda cotidiana da farmácia, evitando atrasos, erros e inconformidades no próprio inventário. 

Mais de 11 mil robôs da companhia estão instalados em cerca de 53 países, em especial na Alemanha, sede da fábrica do BD Rowa. Itália e França também figuram entre os principais mercados. Em 2018, teve início o projeto de expansão pela América Latina, onde a solução já foi vendida para mais de 100 pontos de vendas, com a Argentina liderando este mercado. Ainda estão previstas novas instalações no canal farma brasileiro, com uma meta agressiva para os próximos três anos.