Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Comitiva da Finep visita estrutura de inovação e serviços da UCS

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Integrantes da agência pública conheceram o Instituto Hospitalar Veterinário e a UCSGRAPHENE

A Universidade de Caxias do Sul recebeu, nesta quarta-feira, 19 de outubro, a visita de comitiva da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. Além do bloco A, onde foram recepcionados na sala de reuniões da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), os representantes da agência visitaram as dependências do Instituto Hospitalar Veterinário – IHVET – inaugurado no mês de julho, um dos maiores complexos de saúde veterinária do Brasil e uma das entregas relacionadas às subvenções da Finep – e a UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade.

O grupo, composto pelo diretor de Inovação da Finep, Otávio Augusto Burgardt, pelos superintendentes de Inovação da agência Newton Hamatsu e Mauricio Syrio, e pelo gerente Regional Sul Finep, Bruno Camargo, foi atualizado sobre o andamento de projetos estratégicos de inovação que contam com recursos aprovados pela agência financiadora. Estruturadas em diretrizes conectadas ao bem-estar, à saúde, à ciência e à tecnologia, as iniciativas integram o complexo de ensino, pesquisa e inovação em saúde humana, o complexo de ensino, pesquisa e inovação em saúde animal e voltam-se à ampliação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, um dos maiores do Estado.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na ocasião, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontuou a representatividade da Universidade junto às empresas da região. “Temos atividades com as gigantes da região, e mais 1.200 organizações. Delas, 52 estão entre as residentes e incubadas no TecnoUCS”. Nesse contexto, salientou a evolução que será representada pela fase 2 de operações do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, por possibilitar uma interlocução mais expressiva entre a Universidade e organizações, fomentando a troca de conhecimentos e experiências entre academia e empresas.

Ele ressaltou ainda que a caminhada da Instituição, impulsionada pelos financiamentos com a Finep, é motivo de orgulho e modifica a história da região, a partir do desenvolvimento que se dá pela criação de empresas, teses realizadas, patentes conquistadas, capacitação e inovação.

Representando a Fundação Universidade de Caxias do Sul, o diretor executivo, Jaime Marchet, deu as boas vindas à comitiva e pontuou a importância de apresentar in loco as estruturas da Universidade. O diretor administrativo financeiro da Fundação, João Pereira Lima Filho, também ressaltou aos presentes a aproximação da Universidade com as indústrias da região, e a vocação institucional conectada ao desenvolvimento do país. “Somos uma instituição de ensino, que presta serviços às empresas”.

O diretor de Inovação da Finep, Otávio Augusto Burgardt, pontuou a importância da visita para conhecer os parceiros da agência. “O negócio de inovação, tecnologia e ciência envolve a parceria, não acontece sozinho”. Ele informou, ainda, sobre as novas condições operacionais no financiamento reembolsável para projetos inovadores.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre a Finep

Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep é uma agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A entidade é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)