Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

33ª Oktoberfest de Igrejinha chega ao fim e celebra a vida e a alegria em edição da retomada

Compartilhe:

Maior festa comunitária do Brasil trouxe shows nacionais e atrações para resgatar as tradições germânicas

A saudade de dois anos sem festa chegou finalmente ao fim com a realização da 33ª Oktoberfest de Igrejinha. Nos últimos 10 dias, a comunidade foi convidada a viver e relembrar dos dias mais alegres do ano, com a retomada da maior festa comunitária do Brasil, que encerrou neste domingo (23). Uma edição que foi marcada também pela retomada da alegria, dos reencontros, brindes e abraços, levando milhares de visitantes ao Parque de Eventos Almiro Grings, para reviver as tradições germânicas e celebrar a vida.

Felicidade e honra em representar os mais de 3 mil voluntários que fazem a festa acontecer foram os sentimentos que Tiago Petry, presidente da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), usou para definir o sucesso desta edição. “Realizamos uma grande festa e somos honrados em ter representado estes mais de 3 mil voluntários que fazem o evento acontecer. Nossa sensação é de dever cumprido!”, comemorou emocionado o presidente, relembrando os desafios que a pandemia trouxe. “O mais difícil e desafiador era não deixar a festa cair no esquecimento. Ela precisava voltar grande na sua magnitude. E foi o que aconteceu: uma festa linda e cheia, que coloca Igrejinha no cenário das maiores festas do Brasil”, complementou, destacando que em dezembro ocorrerá a Festa da Colheita, quando serão revertidos os recursos obtidos na Oktober para a comunidade.

O prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, aproveitou para destacar a importância da festa para o município. “Essa foi uma festa muito sonhada e aguardada e, após dois anos de espera, aconteceu maravilhosamente. Tivemos visitantes de várias cidades do Brasil e isso mostra o potencial e o crescimento que a Oktoberfest está tomando a cada ano”, destacou.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Ao se pronunciar representando a corte desta edição, a Rainha Raíssa Mirella Schäfer destacou a alegria em fazer parte da Oktober de Igrejinha e a saudade que já sentem pelo fim desta edição. “Sonhávamos em ser soberanas dessa festa desde sempre. Foi um orgulho imenso levar adiante o brilho e a magia do nosso voluntariado. Com certeza, essa é uma das passagens mais lindas da nossa história de vida!”, relatou emocionada Raíssa, que divulgou a festa por todos os cantos do estado, ao lado das Princesas Thaís Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa Kunst, além da Seniorin Maria Marlene Kunst, do Bubchen Pedro Henrique Fontana e da Mädchen Liviah Sofia Roth.

Próxima edição: a 34ª Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 20 a 29 de outubro de 2023, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Famílias Kunst e Wallauer comandarão a 34ª Oktoberfest de Igrejinha

Ainda à tarde, o público pôde acompanhar um momento especial, quando conheceu os casais de presidente e vice-presidente da 34ª Oktoberfest de Igrejinha. Egon e Fernanda Wallauer foram nomeados vice-presidentes por Marcelo e Ana Paula Kunst, que assumirão a presidência após a Festa da Colheita. Juntos, eles têm a missão de planejar e organizar a Oktober do próximo ano.

Voluntário desde a primeira edição da festa, Egon trabalha como representante comercial, além de ser Diretor de Abastecimento da AMIFEST. Já Fernanda trabalha como atendente comercial e conheceu a festa e o voluntariado através do companheiro. Egon tem sua história muito vinculada à festa. “Eu comecei a ser voluntário na primeira Oktoberfest e somente em poucos anos eu não pude participar por questões de trabalho. Passei por quase todos os setores: bilheteria, chope, alimentação”, lembrou.

Em seu discurso após ser anunciado como presidente da próxima edição, Marcelo agradeceu voluntários, diretoria e público e falou sobre a expectativa para a 34ª Oktoberfest, que será sob sua gestão. “É com alegria no coração que assumimos essa missão. Nesses últimos três anos não faltou trabalho e dedicação do casal Tiago e Cheila e de todos vocês, voluntários, que fazem a festa acontecer e tornaram Igrejinha a Capital Estadual do Voluntariado”, destacou.

Dupla Zé Neto & Cristiano fechou a programação musical da festa

O encerramento da festa ficou por conta da dupla Zé Neto & Cristiano, que subiu ao palco e emocionou a todos com os seus grandes sucessos. A dupla, que é um dos fenômenos atuais da música sertaneja, surgiu em 2011 mas consolidou seu sucesso em 2016, com a música “Seu Polícia”, uma das canções reproduzidas no show. Zé Neto & Cristiano, que tinham já participado da festa em 2017, embalaram o público ao som dos grandes hits da dupla, como “Você beberia ou não beberia”, “Melhor ser uma saudade”, “Ela e ela” e “Vamo Tomar Uma”. Os cantores ainda trouxeram seu último lançamento, a música “Alimentando vontade” e animaram o público que cantou junto.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Além disso, ao longo do dia, as atividades culturais que são marca registrada da festa também ganharam espaço através da ação “Igrejinha Vivendo a Cultura 2022”. A 2ª edição Jogos Germânicos Escolares reuniu as modalidades Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Cabo de Guerra e Schnorrer, buscando valorizar os antepassados junto à comunidade escolar de forma lúdica e divertida. O dia ainda reuniu apresentações artísticas, culturais e folclóricas de diferentes grupos, sem esquecer da tradicionais bandinhas típicas e bandas de baile, que alegraram o público em todos os dias de evento.

Entre os visitantes deste último dia estavam as amigas Mireli Vargas, Cristina Lasch e Mara Maciel, de Passo de Torres, que visitaram a Oktober de Igrejinha pela primeira vez e ficaram encantadas com a festa. “Chegamos meio-dia e viemos para curtir e aproveitar o dia. Já provamos as comidas e o chope e vamos aguardar o show da noite. Achamos a festa muito bem organizada”, afirmaram elas, que já fazem planos para retornar em 2023.

Feita pela comunidade e para a comunidade: uma festa construída a várias mãos

Um dos legados mais bonitos da Oktoberfest de Igrejinha e que transpassa as gerações ao longo dos anos é o voluntariado. Reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, são mais de 3 mil voluntários que trabalham juntos durante todo o ano para fazer a Oktober acontecer, o equivalente a cerca de 10% da população de Igrejinha. Além de suas profissões, são pessoas que dedicam parte do seu tempo em benefício dos outros, fazendo jus ao lema deste ano da festa, que é: “fazer o bem faz bem e juntos a alegria vai além”. Isso porque, além de ser construída através do voluntariado, a AMIFEST distribui os recursos arrecadados durante a festa, contribuindo com mais saúde, educação e segurança na região. Ao longo de todas as edições, já foi repassado mais de R$ 15 milhões em prol da comunidade, beneficiando entidades, instituições, escolas, hospitais, Brigada Militar e Bombeiros. “Com isso, Igrejinha se torna um exemplo para todo o Brasil em termos de união, solidariedade e voluntariado”, apontou Petry.

Sobre a 33ª Oktoberfest de Igrejinha – A festa aconteceu de 14 a 23 de outubro de 2022, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da AMSTEL, Piccadilly, Usaflex, Bebecê, Beira Rio, Sulgás, Cipatex, ProSolar, Ambiente Verde, Saft, Sicoob, Construarte e Benoit. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio de Prefeitura Municipal de Igrejinha, Tca Corp, Ticket Mais e Unimed. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.