Canela,

20 de junho de 2024

Anuncie

De 3 a 6 de novembro, Sicredi Pioneira e CTG Pousada da Serra promovem Cavalgada 120

Compartilhe:

Foto: CTG Pousada da Serra

A partir da próxima quinta-feira (03), Nova Petrópolis já estará no ritmo da Cavalgada 120, ação da Sicredi Pioneira em comemoração aos 120 anos da cooperativa. Com duração de quatro dias – de 03 a 06 de novembro – o evento terá base fixa para acampamento e alimentação no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra. Na ocasião, participarão mais de 100 cavalarianos, incluindo associados dos municípios de atuação da cooperativa e entusiastas da atividade vindos de diversas cidades do estado.

A Cavalgada 120 se concentrará em Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo, percorrendo prédios históricos e monumentos relevantes para o cooperativismo na cidade, como o Núcleo Histórico da Linha Imperial e a RS-235. “Para celebramos os 120 anos de história da Sicredi Pioneira percorreremos locais importantes, fazendo algumas paradas e homenageando quem fez e faz parte da nossa trajetória”, explica Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira. “A cavalgada é uma atividade que estimula o encontro de pessoas com objetivos comuns, representando muito bem o que acontece no cooperativismo”, compara Schmidt.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A programação do evento ainda inclui atrações culturais e integrativas, como música ao vivo, mateada, apresentações artísticas e danças. A Cavalgada é uma promoção da Sicredi Pioneira com realização do CTG Pousada da Serra e apoio do Município de Nova Petrópolis e da Casa Cooperativa Nova Petrópolis.

Confira o itinerário e a programação da Cavalgada 120:

Na quinta-feira, dia 03 de novembro, a partir das 9 horas, ocorrerá a recepção dos cavalarianos e montagem dos acampamentos no CTG Pousada da Serra. Já à noite ocorrerá um jantar de boas-vindas, com apresentação da Proposta Cultural da Cavalgada aos participantes.

Já na sexta-feira, dia 04 de novembro, a cavalgada iniciará e somará um percurso de 21 km no dia. A atividade sairá do CTG até a primeira sede da Caixa Rural (Casa du Lago), de onde seguirá pela Rua Antonio Scholler até chegar na RS 235, onde dobrará à direita e costeará a RS até chegar na rua Jose Otto Neumann. Nesta rua, a cavalgada passará em frente da 2ª sede da Caixa Rural até chegar na frente do Prédio Histórico da Caixa Rural (Núcleo Histórico), seguindo até a Sociedade Concórdia, onde será o almoço. Na sequência, a atividade seguirá pela RS 235 até chegar na sinaleira do centro, onde dobrará à direita na Rua Frederico Michaelsen. Após descer até a Rua 7 de Setembro, dobrará novamente à esquerda para chegar na frente da sede da Sicredi, onde ocorrerá uma pausa especial para um ato público, por volta das 15 horas. Em seguida, a cavalgada dobrará à direita na Rua Rui Barbosa, à direita na Rua Tiradentes e novamente à direita na Rua Frederico Michaelsen. Na sequência, dobrará à esquerda na Rua 7 de Setembro, à direita na Av. Três de Maio e à esquerda na Av. 15 de Novembro. A cavalgada seguirá pela Av. 15 de Novembro/RS 235 até dobrar à esquerda na Rua Antônio Scholler, onde finalizará o itinerário no CTG Pousada da Serra. À noite, às 21 horas, terá música ao vivo com o Grupo Serra e Fronteira, além de um jantar integrativo.

No sábado, dia 05 de novembro, o percurso a cavalo do dia será de 25km. Com saída do CTG, a cavalgada passará pelo núcleo histórico da Linha Imperial (com parada no memorial de Célia Weber) e dobrará à esquerda na RS 235. O itinerário dobrará à esquerda na Rua Prof. Francisco Hillebrand até chegar na propriedade de Ovídeo Hillebrand, onde terá uma parada e, na sequência, dobrará à direita na RS 235. Em seguida, o grupo dobrará à esquerda na Estrada Nove Colônias, com parada para almoço na Sociedade de Nove Colônias. Na sequência, dobrará à direita na Pousada Recanto dos Pioneiros e seguirá até a propriedade de Gilberto Braum, com parada na propriedade. Para finalizar, a cavalgada sairá do Associado Produtor Rural e retornará ao CTG. À noite, a partir das 21 horas, além do jantar integrativo ocorrerão apresentações artísticas com: CTG Amigos da Tradição – Grupo Pré-Mirim, CTG Encosta da Serra – Grupo Mirim, CTG Amigos da Tradição – Grupo Juvenil, GDF Sonnenschein – Grupo Adulto, Integração de dança (Maçanico) e Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana.

Encerrando a programação, no domingo, dia 06 de novembro, a cavalgada sairá do CTG e dobrará à direita na RS 235, seguindo até a última rótula, onde dobrará à esquerda na Rua Presidente Lucena. Nesta via, seguirá até o entroncamento com a Av. 15 de Novembro, local da concentração – próximo à loja Kukos. O grupo desfilará pela Av. 15 de Novembro e depois seguirá pela RS 235 até dobrar à esquerda na Rua Antônio Schoeller, na lombada da Sociedade Concórdia, da onde seguirá até a frente da Igreja da Linha Imperial. Neste local, ocorrerá uma Cerimônia e Benção dos Cavaleiros às 11 horas. A cavalgada seguirá pela Rua Antônio Schoeller até o CTG. Neste dia, o percurso a cavalo será de 20 km.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Na programação artística do último dia, às 14 horas ocorrerá uma mateada cultural, com apresentações artísticas CTG Pousada da Serra – Grupo Adulto, Desafio de trova – Trovadores da Região, CTG Pousada da Serra – Grupo Pré-Mirim, Böhmerlandtanzgruppe – Grupo Adulto, CTG Pousada da Serra – Grupo Juvenil. Para encerrar, ocorrerá a Domingueira com o Grupo Musical Estribo de Prata.

A programação completa e mais informações da Cavalgada 120 podem ser conferidas no site www.cavalgada120.com.