Canela,

17 de junho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – 26 de Outubro de 2022 

Compartilhe:

A Educação Sistêmica segue as bases das Constelações Familiares, que na tradução quer dizer “colocar em ordem”. Seguindo as vivências e estudos de Bert Hellinger, os quais nossas posturas são geralmente inconscientes, existem três principais dinâmicas o qual chamou de Ordens do Amor. São elas Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Na coluna passada falei sobre o Pertencimento, agora então sigo na Hierarquia.

Essa nos mostra que quem vem antes tem precedência sobre quem chega depois, devemos honrar e respeitar nossos antepassados, isto em questão familiar, ambiente profissional e social. Quanto mais respeitamos mais nos desenvolvemos, teremos menos conflitos e discussões nos ambientes que estamos inseridos.

Cada um deve ocupar a posição que lhe pertence, não nos cabe julgar ou criar expectativas de como deve ser, e sim dizer SIM a tudo como foi.

Exemplos: Perante meus pais sou pequena, eles me deram a vida, vieram antes e devo respeitar. Diante de meus filhos, sou a grande e eles os pequenos. Importante não estar no lugar de mãe e pai dos meus pais, dizendo o que devem fazer e decidindo as coisas por eles. Lembrar que antes de mim, tinham uma vida e viveram muitas experiências, fizeram o que podiam com aquilo que tinham e que sabiam.

 No ambiente profissional devemos seguir da mesma forma, respeitar quem veio antes, quem chegou primeiro no local. Em muitas empresas e em escolas, geralmente tem o painel dos fundadores e diretores com suas fotos, este é um grande exemplo de que respeitam os primeiros, os que desbravaram pra hoje estarmos aqui.

No ambiente escolar quem veio primeiro são os pais, pois sem eles não existiriam as crianças. Portanto aqui os professores estão a serviço dos pais, e isto quer dizer que estão na escola para ensinar e ser apenas o professor. O que é ser apenas o professor? Fazer a sua parte como educador e não se colocar no lugar de mãe, tia dos alunos, todos tem pai e mãe, vieram ao mundo através deles, portanto cada um ocupa o seu lugar, assim tudo fica mais leve.

Na relação de casais, muitas vezes os filhos viram prioridade, e não está correto, pois o casal marido e mulher vieram antes. Outro exemplo em que as relações ficam desequilibradas em relação a hierarquia, são as exclusões de parceiros anteriores e filhos de outros relacionamentos. Não tem como excluir algo que existiu, fez parte da sua história, é como um currículo, em algum momento você viveu esta história e teve frutos ou não, no caso de filhos e estes devem ser incluídos.

• Leia mais de Fernanda Brandão

Muitas das desordens, discussões e desentendimentos nas famílias e locais de trabalho acontecem por que a Hierarquia não está sendo respeitada, queremos fazer do nosso jeito sem olhar e valorizar aqueles que chegaram antes de nós e consequentemente tem mais experiência e mais estrada percorrida. E não esqueça EU VEJO VOCÊ.