Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

IX Gramado in Concert registra 798 inscrições de 12 países

Compartilhe:

Estão encerradas as inscrições para o IX Gramado In Concert – Festival Internacional de Música, que ocorre de 3 a 11 de fevereiro de 2023. O interesse dos alunos atendeu as expectativas da direção artística do evento. Ao todo, foram 798 inscritos de 12 países. Os alunos internacionais são oriundos do Japão, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, México, Uruguai, Argentina, Peru e Chile. “Estamos felizes por ampliar o número de alunos internacionais inscritos para as oficinas e práticas de orquestra. Foram 83 estrangeiros, um número que representa 10,4% do total de inscritos”, comemora o diretor artístico do XI Gramado in Concert, Leandro Serafim.

Conforme o diretor, o festival também teve grande alcance entre alunos brasileiros. Foram 715 de 21 Estados e do Distrito Federal. “O número representa 78% de abrangência nos Estados brasileiros. Tivemos um quantitativo maior de alunos do Rio Grande do Sul e São Paulo, com 192 e 185 inscrições, respectivamente”, enumera.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Entre as aulas mais procuradas, estão as oficinas de violino, com 189 inscritos, e canto coral, com 66. “Algumas oficinas são naturalmente mais procuradas porque a quantidade de estudantes de música deste instrumento também são muito maiores. Essa diferença é resultante do mercado de trabalho da música erudita, ou seja, uma orquestra tem mais de 10 violinistas e apenas um tubista, por exemplo. Por estes motivos, são naturais as diferenças nos quantitativos, o que justifica também o fato de o evento ter quatro professores de violino e somente um de tuba”, compara.

PROCESSO SELETIVO

Os inscritos passarão por processo seletivo em que os professores do evento farão a avaliação de vídeos e currículos. A previsão é que a lista de Primeira Chamada seja publicada até 4 de novembro. Os alunos devem verificar se o vídeo enviado está com o acesso livre. Inscrições cujo vídeo não for acessível terão de ser desconsideradas pelos professores durante a avaliação.

Após o processo seletivo, os alunos terão sete dias para realizar o pagamento da taxa de inscrição. Uma lista de Segunda Chamada poderá ser publicada em meados de novembro. “É importante destacar que, embora as inscrições tenham sido encerradas, deixaremos o formulário de inscrição disponível no site para cadastro de reserva, ou seja, alunos que se inscreverem, a partir de agora, não serão considerados na avaliação referente a primeira e segunda chamada, mas caso alguma vaga seja disponibilizada, posteriormente, podemos vir a chamar algum dos alunos inscritos nesse cadastro”, explica Serafim.

Já o diretor Allan John Lino, ressalta que a organização pretende selecionar 200 alunos, sendo 120 para a categoria Bolsista com Hospedagem e 80 para a categoria Bolsista sem Hospedagem. “Os professores terão uma difícil missão nos próximos dias: selecionar 200 dentre 798 alunos inscritos”, frisa Lino.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Além dos 200 alunos inscritos individualmente, ainda serão selecionados outros 60 estudantes para a categoria Bolsista Integral: 15 integrantes de três grupos de Câmara através de edital específico e 45 integrantes de uma ou mais orquestras internacionais através de parcerias, como a estabelecida com a Federação Eurochestries, da França.

Os diretores lembram, ainda, que estão abertas até 5 de novembro as inscrições para Grupos de Câmara, até dia 7 de novembro para o Concurso Jovens Solistas e até dia 1° de dezembro para o Concurso de Composição Erudita. Em caso de dúvidas, os alunos devem entrar em contato pelo e-mail: gramadoinconcert2023@gmail.com.