Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O TEMPO DE “VACAS GORDAS” ESTÃO CHEGANDO • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, a loucura de final de ano está chegando principalmente para quem possui negócios na Serra Gaúcha. É momento de faturar, aproveitando o fluxo de milhares de turistas que nos visitam todos os anos.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Vejo com recorrência a falta de cuidado com as finanças da empresa nesta época, afinal a grana está “garantida”. Mas o que os empresários esquecem é que junto com o aumento das vendas também tem o acréscimo dos custos proporcionalmente e caso tenha algum erro na operação, ele continuará lá, escoando seu dinheiro para o ralo mais próximo, recurso que poderia estar no caixa da empresa.

Este é o melhor momento para olhar o processo e organizar o planejamento financeiro, aquele que as pessoas começam a fazer só no início do ano. Fato é que poucos levam a sério o lema “nunca gaste um dinheiro que ainda não fez”. O pessoal está contando com um dinheiro que só vai aparecer no fluxo em alguns meses, porém os desembolsos começam agora, a mercadoria já está sendo comprada, as pessoas já estão sendo contratadas e treinadas, a infraestrutura já está sendo adaptada para os dias de “correria”, ou deveriam estar.

Tenho várias dicas para que você possa aproveitar melhor esse momento, o primeiro deles é aproveitar para organizar o fluxo de caixa, ou seja, ter dinheiro suficiente para cobrir a operação sem precisar gastar com antecipação de crédito.

Após ordenar o fluxo de caixa, o próximo objetivo é quitar empréstimos, dívidas, dentre outros, que você pague juros. A quitação além de desafogar o contas a pagar, ainda vai lhe fazer economizar em despesas financeiras.

Após olhar para o fluxo e as dívidas é hora de se preocupar com a reserva financeira, uma empresa com segurança financeira é bem mais produtiva, pois trabalha em equilíbrio. Não existe nada mais assustador do que o financeiro estar sempre no sufoco, pensando todo dia em como vai fazer para pagar as contas, ou pior, quais as que não irá pagar.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Poderia citar mais um milhão de coisas que poderia otimizar o dinheiro que vai entrar nesta temporada, mas a única pessoa que vai saber o melhor a ser feito é você. A questão é que as minhas sugestões são sempre baseadas no racional e talvez as suas decisões sejam escolhidas pelo emocional. Quem sabe o dinheiro que seria tão útil para o fluxo ou para barganhar desconto na compra com o fornecedor, se torne o carro do ano que você tanto queria e começa o mesmo ciclo tudo outra vez, até aprender que precisa saber mais sobre gestão financeira. APROVEITE as “VACAS GORDAS”, está nas SUAS mãos a OPORTUNIDADE de escolher o MELHOR para o SEU negócio. Pense nisso!