Canela,

14 de abril de 2024

Anuncie

UCS, UFRGS, UERGS e IFRS assinam protocolo de intenções para formalizar Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha

Compartilhe:

Solenidade ocorre às 13h30, no TecnoUCS, bloco 59 do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul

Na sexta-feira, dia 28 de outubro, os reitores Gelson Leonardo Rech, da UCS, Carlos André Bulhões Mendes, da UFRGS, Leonardo Alvim Beroldt da Silva, da UERGS, e Júlio Xandro Heck, do IFRS, assinam o protocolo de intenções para formalizar a Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha. O encontro, aberto à imprensa, ocorre a partir das 13h30, no TecnoUCS, bloco 59 do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha é uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhando interesses entre as Instituições de Ensino Superior. 

Os debates para formalização de uma Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha começaram ainda em janeiro, encabeçados inicialmente pela UCS e UFRGS. Em fevereiro, durante encontro na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, os reitores das quatro Instituições de Ensino Superior assinaram um manifesto formalizando a intenção de criar uma aliança regional. Em julho, nova reunião entre os dirigentes da UCS e da UFRGS sinalizou para que a Universidade de Caxias do Sul liderasse o movimento na região da Serra Gaúcha.

No dia 17 de outubro, durante reunião, ficou decidido o modelo de colaboração entre as Universidades, que terá foco no caráter técnico, científico e cultural, e deve ser realizada por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acordo entre as IES.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A iniciativa será semelhante à Aliança para Inovação envolvendo UFRGS, PUCRS e Unisinos, em prática desde 2018, na Região Metropolitana, e que foi responsável, entre outras ações, pelo Pacto Alegre.