Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Programa UCS Alumni é lançado com presença de 55 egressos, um para cada ano da história da Instituição

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Novo canal de relacionamento com os ex-alunos propõe conexão e benefícios especiais aos que forjaram sua qualificação profissional na Universidade

“Somos muitos!”, exclamou o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, no lançamento do Programa de Relacionamento com o Egresso UCS Alumni. De fato, são mais de 110 mil profissionais já formados pela Instituição em sua trajetória, hoje por todo o mundo, situados em mais de 30 países.

O evento convidou, na sexta-feira, dia 28 de outubro, 55 egressos, que representaram, cada um, o ano de sua colação de grau no contexto dos 55 anos de fundação da UCS, celebrados em 2022. A iniciativa foi apresentada diante de profissionais de variadas áreas, de saberes e de trajetórias de sucesso.

Sou UCS Alumni

O novo canal de relacionamento tem o objetivo de cultivar os vínculos com o universo de profissionais formados pela Universidade, mantendo as portas da Instituição sempre abertas aos que aqui forjaram sua qualificação profissional, oportunizando conexão e apresentando benefícios especiais.
Essa aproximação consta de ações que visam ao reencontro, à valorização, à interação com docentes e discentes, à facilitação para adquirir novas habilidades nas diversas áreas do conhecimento, além de outras atividades.

Entre os benefícios, o acesso às bibliotecas, gratuito por um ano e mantido a partir de associação; intercâmbio e cursos via UCS Internacional; descontos exclusivos para a formação continuada; na UCS Livraria; na Vila Poliesportiva; e, posteriormente, em empresas parceiras.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Todas as informações estão reunidas nesta página, canal de aprimoramento da conexão da Instituição com o público, que também poderá cadastrar seus dados pessoais para receber novidades.

Em remodelação ao programa UCS Sempre, que o antecedeu, no UCS Alumni os ex-alunos passam a ser inseridos em movimentos que têm como pilares: o Pertencimento, através do compartilhamento de histórias inspiradoras, do reencontro de turmas, de eventos e entrega de diplomas; a Responsabilidade Social e o Voluntariado, com incentivo à realização de palestras, mentorias e visitas a organizações; o Reconhecimento, com ações especiais a profissionais notáveis; a Conexão, a partir de uma trilha de comunicação, informações e criação de comunidade; e o Endowment, que envolve a contribuição para a manutenção e desenvolvimento da Instituição.

Trajetória Compartilhada

O reitor Gelson Leonardo Rech pontuou o potencial transformador da experiência universitária. “Falamos de trajetória na Instituição, que ajudou a criar empresas, realizar projetos de vida, construir trajetórias pessoais. Essa é a Instituição que os senhores tiveram a oportunidade de frequentar e também de constituir. Os senhores fazem parte da construção de uma história”, afirmou aos ex-alunos reunidos, representando todos os egressos. “Uma instituição de educação marca indelevelmente as nossas vidas”, constatou, a partir de uma relação pedagógica, de amizade, de constituição de carreiras e de pessoas.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, também é um UCS Alumni. “A partir da UCS, tantas pessoas se tornaram profissionais. Nesse espaço do saber, tivemos a oportunidade de crescer para atuarmos como protagonistas em nossas vidas, para fazer a diferença na sociedade. Hoje é um dia muito especial, pois acredito que a presença de vocês é um combustível para a UCS seguir fazendo o que realiza com excelência: formar pessoas para o mundo, para o desenvolvimento”, afirmou, convidando a todos para, cada vez mais, manter uma postura de proximidade, com a finalidade de ampliar trocas e agregar ao relacionamento comunitário.

Os egressos presentes foram nominados e, representando o ano de sua colação de grau, receberam um bóton do programa e uma mensagem, lida pelo egresso de 1971 em Administração Raul Tessari. Ele é UCS Alumni há quase 60 anos, já que sua primeira graduação, em Economia, data de 1963 – ele colou grau junto à primeira turma formada pela Faculdade de Ciências Econômicas, que daria origem à UCS anos depois, com outras faculdades. “Queremos que a nossa Instituição seja sempre uma segunda casa para vocês, um espaço de acolhimento, de construção de vínculos e de desenvolvimento profissional e pessoal”, convidou o texto. O egresso aproveitou para compartilhar sua experiência, e contou ter integrado as primeiras tratativas que propuseram a instituição da Universidade de Caxias do Sul. “Então, é uma grande satisfação participar hoje deste evento, porque comecei a minha ligação com a Universidade ainda antes dela ser constituída”.

O egresso Márcio Port falou em nome do grupo reunido, sobre o prazer de retornar depois de tanto tempo de formado – sua colação de grau ocorreu em 1998. “As paredes da Universidade têm muitas histórias para contar”, ressaltou, parabenizando pelos 55 anos de fundação e pelo novo programa, que vem somar a esse propósito. “Tenho muito orgulho de carregar comigo o currículo da Universidade de Caxias do Sul, acredito que também todos vocês, não só no currículo, mas também no coração, na história e nas nossas trajetórias – e quanto elas foram alteradas pela oportunidade de estarmos aqui!”, declarou. Ele ainda conectou a importância da experiência na UCS à evolução de sua carreira – há 30 anos ingressou no Sicredi, como caixa, e hoje é presidente estadual da entidade, respondendo pelas operações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Alumni

1966 – Mansueto de Castro Serafini Filho (Direito)
1967 – Marcus Vinicius Gravina (Direito)
1968 – Vera Beatriz Stédile Zattera (Educação Artística – Desenho)
1969 – Décio Osmar Bombassaro (Letras)
1970 – Carlos Zignani (Ciências Econômicas)
1971 – Raul Tessari (Administração)
1972 – Luiz Carlos Sturtz (Direito) (não pôde estar presente)
1973 – Ivone Maria Bolzan (Direito)
1974 – José Ivo Sartori (Filosofia)
1975 – Roberto Vitorio Boniatti (Filosofia)
1976 – Marly Ignez Missaglia (Enfermagem)
1977 – Marli Josefina Marcilio Trentin (Relações Públicas)
1978 – Eliane Erminia Bedin Boscato (Geografia)
1979 – Gelson Alfredo Dalberto (Eng. de Operação – Mecânica de Máquinas)
1980 – Ruben Antônio Bisi (Eng. Operação Mecânica de Máquinas)
1981 – José Alceu Lorandi (Engenharia de Operações de Máquinas)
1982 – Nilda Stecanela (Ciências)
1983 – Nelson D’Arrigo (Administração)
1984 – Walkiria Teresinha Manfredini Pastore (Educação Artística)
1985 – Jaime Lorandi (Administração)
1986 – Ana Cristina Possapp Cesa (Ciências)
1987 – Suzana Elisa de Siqueira Daudt (Relações Públicas)
1988 – Josete Artifon Pinto (Secretário Executivo)
1989 – Almir Adami (Ciências Contábeis)
1990 – João Jacinto Saccaro (Administração)
1991 – Alvoní Adão Prux dos Passos (História)
1992 – Eduardo Bridi (Direito)
1993 – Emir José Alves da Silva (Administração)
1994 – Celestino Oscar Loro (Ciências Contábeis)
1995 – Marcos Issao Ide (Administração)
1996 – Ana Carla Hendler Gava Furlan (Direito)
1997 – Rodrigo Wisintainer Balen (Direito)
1998 – Márcio Port (Administração)
1999 – Marijane Paese (Matemática)
2000 – Magda Regina Wormann (Ciências Contábeis)
2001 – Diego Frederico Biglia (Direito)
2002 – Felipe João Gremelmaier (Direito)
2003 – Osmar Junior Tomielo da Rocha (Ciências Contábeis)
2004 – Leonardo Roth (Administração)
2005 – Larissa Beatriz Scholz de Bortoli (Serviço Social)
2006 – Daniel Fernando Alves (Publicidade e Propaganda)
2007 – Marisol Santos Silva (Relações Públicas)
2008 – Aline Fernanda Zilli (Publicidade e Propaganda)
2009 – João Carlos Pulita (Letras)
2010 – Maurício Marcon (Ciências Econômicas)
2011 – Marcelo Luis Fardo (Tecnologia Digitais)
2012 – Katiane Boschetti da Silveira (Pedagogia)
2013 – Alex Sandro Tonietto (Engenharia de Produção)
2014 – Marcos Pellenz (Relações Públicas) (não pôde estar presente)
2015 – Mauro Cingolani (Gastronomia)
2016 – Henrique Bettiato Zattera (Publicidade e Propaganda)
2017 – Geraldine Gollo de Oliveira (Mestrado em Filosofia)
2018 – Julio César Chiappin (Administração)
2019 – Pâmela Antoniazzi dos Santos (Mestrado em Ciências da Saúde)
2020 – Suzane Girondi Culau Merlo (Mestrado em Direito)
2021 – Rogério da Silva Rodrigues (Mestrado em Engenharia de Produção)
2022 – Sofia Vacaro Macedo (Medicina)