Canela,

23 de junho de 2024

Anuncie

 Zanini de Zanine ocupa o Kempinski Laje de Pedra com exposição Abraço

Compartilhe:

O designer Zanini de Zanine inaugura no dia 03 de novembro a Exposição Abraço. Exposição esta que reúne vinte e sete peças, sendo dez desenhos inéditos: mesas, poltronas, banquetas, cadeiras e bancos – oriundos da madeira – matéria que assume cores e formas expressivas, conteúdo de valor na produção artística brasileira, e que ocupa a galeria do Espaço Kempinski Laje de Pedra.

Com identidade inquestionável a exposição aborda as influências do modernismo no desenho contemporâneo do designer, onde o artista traça um recorte na exploração de formas geométricas na madeira, matéria prima que assume real valor sentimental.

A Exposição Abraço busca, sobretudo, aproximar as pessoas, após um longo período de distanciamento social e busca, ainda, valorizar a pluralidade intelectual brasileira, investindo para que ela seja contemporânea, múltipla e criativa, adotando um modelo de maior subjetividade e propondo desfazer hierarquias e preconceitos estabelecidos. Abraço expressa a diversidade e surge refletida em um modelo artístico observado sob diferentes vertentes das relações humanas, de que os laços afetivos devem ser cuidados, demonstrados e acima de tudo, preservados.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A curadoria realizada por Zanini de Zanine propõe um diálogo entre as peças, e promove o questionamento entre realidade material, conceitual e afetiva e seus desdobramentos, trazendo uma reflexão estética de um legado intrínseco. As peças concebidas pelo designer são marcadas pela conexão entre tempo, cultura, tradição e sentimento, que na visão de Zanini, compreende e se confunde nos pontos em comum entre a história, arte e o design.

A exposição também promove o lançamento de uma série de novas peças em madeira, oriundas de desenhos guardados em gavetas. Parte deste acervo constituído durante a pandemia e que poderá ser visto pela primeira vez. Destaque para a poltrona Abraço, que leva o nome da exposição e ganha contornos robustos e traços delicados, que remetem a um dos principais símbolos mundiais de afeto.

Esta mostra é uma iniciativa da Terrano, indústria de mobiliário que produz todas as peças que ficarão expostas no Kempinski Laje de Pedra até 30 de janeiro de 2023.

SOBRE ZANINI DE ZANINE

Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados. Em 2011, Zanine criou o Studio Zanini onde assina produtos para marcas nacionais e internacionais.

Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e o Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award. Zanini possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.

SOBRE KEMPINSKI LAJE DE PEDRA

O Kempinski Laje de Pedra, em Canela (RS), será o primeiro hotel da rede de luxo alemã no Brasil, em parceria com a LDP Canela S/A. Em uma área total de 61 mil m², o hotel terá 337 apartamentos, 4 restaurantes e 5 bares internacionais com amplos terraços e vistas únicas, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos. A previsão de abertura aos hóspedes é em 2026.

SOBRE TERRANO

A Terrano fabrica mobiliário personalizado e sofisticado aliando precisão e alta tecnologia às habilidades de profissionais experientes. Resguardar a identidade dos projetos e a riqueza de cada detalhe é sinônimo de qualidade e compromisso da Terrano. Não há limites para materializar ideias. Desenvolver produtos com design exclusivo e conforto estético: isso é o que motiva a Terrano e a consolida a cada dia como uma marca referência na produção de mobiliário.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Com infraestrutura própria, em uma área construída de dois mil metros quadrados, foi em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, que a Terrano fincou raízes há mais de duas décadas. É nesse ambiente criativo que a madeira maciça, o laminado, o melamínico e o laqueado ganham significado por meio de projetos ousados de arquitetos e designers parceiros.

Reconhecida pela singularidade com que se dedica a cada projeto, a Terrano também dispõe da tecnologia para garantir a precisão nos detalhes e peças únicas. Para agregar ao trabalho da equipe altamente qualificada, máquinas italianas e alemãs garantem o refinamento necessário às peças de mobiliário exclusivas da marca.

Exposição Abraço | Zanini de Zanine

Visitação | de 05 de novembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023

Espaço Kempinski Laje de Pedra- Rua das Flores, 222 – Canela/RS

Entrada franca de segunda a domingo, das 11h às 18h