Canela,

23 de junho de 2024

Anuncie

Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS celebra 20 anos durante quinta edição de seminário internacional

Compartilhe:

A partir do tema “Vozes do Sul Global”, a ideia é propiciar o diálogo contemplando a atualidade dos estudos que questionam a exaustão do modelo racional moderno

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) e os cursos de graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul promovem, de 8 a 10 de novembro, a quinta edição do Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (SILLPRO). O evento, que será realizado de forma on-line, tem por objetivo proporcionar um debate acadêmico multidisciplinar, respeitando as diferentes formas de expressão artística e de pensamento crítico.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Nesta edição, o SILLPRO traz como tema “Vozes do Sul Global”. A ideia é propiciar o diálogo entre pesquisadores e público em geral, contemplando a atualidade dos estudos que questionam a exaustão do modelo racional moderno. Essas perspectivas do saber contemporâneo, sensíveis às complexidades de um mundo em constante transformação, exaltam as reflexões ancoradas em experiências de resistência política e cultural oriundas do Sul e pautarão os simpósios, as mesas temáticas e as conferências do evento.

“O Programa está alinhado às discussões contemporâneas sobre as sociedades e as identidades, bem como as influências e dependências culturais que são herança do colonialismo europeu. O tema faz coro a movimentos que buscam ampliar a independência cultural dos grupos sociais do hemisfério Sul em relação ao Norte, assim como ressaltar a riqueza de nossa produção intelectual, cultural e artística”, ressalta o professor Márcio Miranda Alves, coordenador do PPGLet e membro da Comissão Organizadora.

A quinta edição do SILLPRO terá 16 simpósios temáticos, em que serão apresentados mais de 180 trabalhos de pesquisadores de todas as regiões do Brasil. A programação abre na terça-feira, dia 8, às 10h45min, com a conferência “Artivismo e decolonialidade: textualidades e visualidades contemporâneas”, com a pesquisadora Leila Lehnen, da Brown University. A atividade terá transmissão pelo YouTube.

Em três dias de atividades, também participam os conferencistas Luciany Aparecida, Ferréz, Paulo Scott, María Marta García Negroni (Universidad de Buenos Aires), Natalia Borges Polesso, Jaime Ginzburg (USP), Andre Benatti (UEMS), Jeferson Tenório, Maria José Finatto (UFRGS), Gláucio de Castro Júnior (UNB) e Aline Evers (PUCRS). A programação contempla ainda a realização de cinco minicursos e lançamentos de livros.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O V SILLPRO também marca os 20 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet). Neste período, o curso já formou mais de 200 mestres e se mantém como referência de pesquisa no Rio Grande do Sul. Para marcar o aniversário, será realizada uma confraternização de egressos, de forma presencial, no encerramento do seminário. O encontro será realizado dia 10 de novembro, às 17h45min, na sala 206 do Bloco L, no Campus-Sede da UCS.