Canela,

17 de julho de 2024

Anuncie

UCS sedia Etapa Sul do 19º Baja SAE Brasil

Compartilhe:

Competição de veículos off road desenvolvidos por alunos de Engenharia, inclui provas dinâmicas abertas ao público

De 12 a 14 de novembro, a UCS sedia a etapa regional Sul do 19º Baja SAE Brasil, que receberá mais de 300 estudantes, divididos em 17 equipes de instituições de Ensino Superior dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A competição de veículos off road desenvolvidos por alunos de Engenharia inclui provas dinâmicas com os protótipos.

O programa Baja SAE BRASIL oportuniza aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, em preparação para o mercado de trabalho. Os alunos desenvolvem os veículos desde a concepção, incluindo o projeto detalhado, a construção e os testes.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

As atividades do domingo e da segunda-feira serão abertas ao público, realizadas no Travessão Solferino, próximo à Incubadora Tecnológica da Universidade de Caxias do Sul, apoiadora institucional do evento.

O Baja SAE BRASIL conta com regionais Sul, Sudeste e Nordeste, e os vencedores do Baja Nacional são convidados para a competição internacional, nos Estados Unidos.

Equipes UCS

Duas equipes representam a Universidade de Caxias do Sul no evento:

Tobaja, composta por 12 estudantes de Engenharia do Campus-Sede;

Bajagual, composta por 18 estudantes de Engenharia da UCS Bento.

Protótipos

Projetados e construídos pelos estudantes, sob a supervisão de professores, os veículos passarão por avaliações de projeto, segurança e conforto, seguindo, então, para as provas dinâmicas, onde são avaliadas as capacidades de aceleração, retomada, tração, manobrabilidade e transposição de obstáculos. Por fim, os carros passam por um enduro de resistência de quatro horas, no qual desempenho e resistência são testados ao máximo.

Os veículos Baja SAE BRASIL são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, off road, com motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar o piloto com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

SAE BRASIL

A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE BRASIL atua na disseminação do conhecimento e da atualização tecnológica da indústria, com atividades focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Através de suas seções regionais, apoia também a realização dos eventos regionais do Baja SAE BRASIL