Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Nova Petrópolis – Esculturas Parque Pedras do Silêncio – há 8 anos encantando e disseminando a história por meio da arte

Compartilhe:

Ao completar o oitavo aniversário, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio celebra o reconhecimento dos turistas como um dos principais atrativos da região e o aumento exponencial de visitantes nos últimos 3 anos. “O número de pessoas que passaram pelo atrativo cresceu 20% de 2021 para cá”, registra o proprietário Valmor Heckler. Desde a fundação, em 2014, já foram recebidos mais de 250 mil visitantes de todo país, além do Rio Grande do Sul, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre eles, personalidades ilustres como membros da família imperial no Brasil, representantes do governo Federal, influenciadores internacionais e nacionais. Além disso, o parque foi reconhecido este ano com o prêmio Best of the Best – Travellers’ Choice, do Tripadvisor, prêmio entregue pela plataforma a partir das avaliações dos usuários.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“Nos honramos com os resultados já conquistados e em poder ajudar a fortalecer e impulsionar turisticamente a cidade”, afirma o proprietário, Valmor Heckler, que ainda completa: “estamos trabalhando para sermos referência de excelência no turismo histórico e cultural no Brasil”. 

Desde a abertura, foram realizados diversos investimentos em infraestrutura e acessibilidade. Hoje em dia, toda a saga, os costumes e as tradições, além das principais profissões que ajudaram no desenvolvimento socioeconômico da região, podem ser prestigiados também por deficientes visuais. A plataforma desenvolvida para o parque possibilita a visitação com audiodescrição. 

Como tudo começou

Para tirar o projeto do papel, a primeira etapa foi o mergulho na história da imigração na região, com a colaboração de diversos historiadores e descendentes de alemães. Após todo o período de estudos, o roteiro histórico foi montado para, então, darem início à produção das obras. Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo foram os três escultores responsáveis por tornarem as ideias realidade. Da montagem do roteiro até as esculturas ficarem prontas foram 4 anos.

“Abrimos as portas com 60 esculturas, mas ainda estávamos longe do que tínhamos sonhado em se tratando de vegetação e ajardinamento. Não tínhamos expertise e tínhamos um colaborador apenas. Nós fazíamos tudo – atendíamos o público, guiávamos os grupos nas visitas, cuidávamos do jardim, das plantas etc”, relembra Heckler. 

Hoje, mais de 10 pessoas fazem parte da equipe responsável pelo parque, num espaço de 20.000 m², com cerca de 80 esculturas, grandes jardins e mais de 25 espécies de árvores nativas preservadas. Os visitantes também têm acesso a diversos ambientes que instigam a realização de registros fotográficos, os chamados “espaços instagramáveis”, que têm feito grande sucesso nas redes sociais. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

O Esculturas fica na Rua Emílio Dinnebier Filho, 560, Linha Brasil e está aberto todos os dias das 9h30 às 18h, Para adquirir o ingresso, basta acessar: https://pedrasdosilencio.com.br/ingresso ou no local.