Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

PLANO ORÇAMENTÁRIO A CHAVE DA VIRADA • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, o que todo empresário deseja é tornar os resultados do seu negócio previsíveis, ou seja, saber o que pode esperar em termos de lucros no final do mês. A boa notícia é que isso é possível, desde que se coloque em prática o “plano orçamentário”. O grande problema é que a maioria das empresas não usam essa ferramenta e acabam sempre olhando pelo “retrovisor”, isso quando olham.

Mas afinal o que um plano orçamentário? É uma ferramenta utilizada para controlar e prever gastos desnecessários ou demasiados em uma empresa e isso é feito a partir da projeção de entradas e saídas de receitas ao longo de um período. Muitos empreendedores donos de pequenos negócios acreditam que essa seja uma ferramenta para empresas de médio e grande porte, muito pelo contrário, quanto menor seu negócio, maior a necessidade de organização financeira para que ela possa ir para o próximo nível. Pequenos negócios possuem menos recursos e não há espaço para erros, portanto se torna fundamental o uso de ferramentas como esta.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Entender os princípios orçamentários auxilia que os negócios tenham uma visão mais clara das suas estruturas, e tornam as decisões muito mais assertivas. Últimos meses do ano é o melhor período fazer um plano orçamentário, porém se você nunca fez o melhor momento é o quanto antes, pois, tornando essa ferramenta um método cotidiano de avaliação, o negócio tende a aumentar seu potencial de desenvolvimento, com base em uma estrutura financeira mais organizada. E para quem já realiza o plano orçamentário, é hora de atualizar, para que o negócio acompanhe de perto todas as possíveis variações nos gastos da empresa e no cenário econômico.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui

Nunca vou me esquecer de um cliente que dizia que fevereiro era sempre um mês ruim de vendas, perguntei o porquê ele pensava isso, óbvio que fevereiro é um mês em que a economia local não é favorável, mas se as vendas eram para moradores então esse não poderia ser o único motivo, eis que no mês de fevereiro a empresa dava férias para os vendedores e nenhuma campanha de marketing era feita. É claro que essa empresa já assumiu que fevereiro é um mês ruim.

Contei essa história, pois a maioria dos negócios que já estão atuando há mais de três anos, estão no modo piloto automático, já tem mais ou menos projetado na cabeça qual será em média o faturamento do mês (receitas/entradas), mas provavelmente desconhecem as despesas, esse modo de gestão é um grande risco ao seu negócio, além de possivelmente estar matando as chances de sua empresa crescer, assim o plano orçamentário é a chave para mudar essa situação. Um plano orçamentário vai lhe guiar ao longo do ano com as verbas previstas e o realizado para comparação mês a mês, afinal de nada adianta fazer uma previsão se ela não será avaliada com frequência para verificar se o resultado está sendo alcançado ou não. Já dizia o ditado “SE você NÃO sabe para onde IR qualquer CAMINHO serve”.