Canela,

20 de junho de 2024

Anuncie

UCS Conecta 22 propõe olhar empreendedor desde o escopo da pesquisa acadêmica

Compartilhe:

Programa atua no apoio à transformação dos estudos desenvolvidos em produto ou negócios

Despertar um olhar empreendedor desde o desenvolvimento do escopo da pesquisa acadêmica. Essa é proposta do UCS Conecta 22, que em sua primeira edição já oportuniza aos integrantes dos projetos participantes vivenciarem a fase de modelagem do negócio, dentro de um processo que será concluído com a apresentação dos projetos para investidores, em um pitch day, programado para o mês de dezembro.

O programa de atividades, iniciado no mês de agosto, foi criado para disseminar a cultura do empreendedorismo e apoiar os pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação da UCS, entre alunos e docentes, de forma gratuita, na transformação das pesquisas em produtos ou negócios, no despertar do olhar empreendedor em suas áreas de pesquisa e atuação. Com orientação estratégica para auxiliar o pesquisador empreendedor na trajetória de criação e desenvolvimento do negócio, a proposta é a integração dos projetos de pesquisa no contexto da inovação mercadológica e que eles possam tratar de problemas das empresas da região.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os participantes integram palestras e workshops com profissionais de mercado; networking com outros pesquisadores empreendedores; e atividades práticas e mentoria com acompanhamento one-on-one dos projetos inovadores relacionados ou com origem na pesquisa acadêmica. O cronograma inclui mentoria para a estruturação do modelo de negócios, que ocorre a partir das etapas de ideação, pesquisa em dados abertos, em dados primários, elaboração da proposta de valor, estruturação da solução, com protótipo do produto/serviço, revisão do plano de negócios e pitch de venda e defesa do negócio pronto.

Ao final do processo, as ideias participantes ainda poderão ser premiadas com inscrição em evento de empreendedorismo e inovação; participação em programa do TecnoUCS; e com a utilização do espaço coworking do TecnoUCS.

Conheça alguns dos pesquisadores e ideias participantes do Conecta 22

Prymers

Desenvolvida pela médica veterinária e mestranda no PPG em Saúde Animal da UCS, com ênfase em biologia molecular, Brenda Picoli Gheno, e pela bióloga, mestre e doutoranda em Biotecnologia, com ênfase em diagnóstico e controle de doenças de interesse humano e veterinário, Tamiris Lopes, a empresa tem como objetivo desenhar e validar primers através de tecnologia própria, visando à qualidade, especificidade e confiabilidade nos resultados, ou seja, um melhor desempenho no diagnóstico molecular. “O projeto Conecta 22 tem proporcionado o conhecimento estratégico necessário para a montagem de uma empresa. A iniciativa da UCS tem despertado o entusiasmo empreendedor na área acadêmica, nos ensinando como transformar ciência em negócio”, define a dupla.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Aspertech

A ideia surgiu ainda durante a graduação de Larissa Fernanda Finazzi da Costa, em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na realização de projetos de pesquisas relacionados à produção de enzimas. A percepção, que na época parecia apenas um sonho, foi reforçada ao trabalhar na indústria química e identificar a necessidade de utilização de enzimas para melhorar a eficiência de processos e, simultaneamente, torná-los mais sustentáveis. Como as enzimas utilizadas são importadas, e ficam à mercê das variações do dólar, seu projeto, embora ainda engavetado, retornava ao seu radar. “Recentemente, em conversa com minha orientadora do mestrado em Biotecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da UCS (PPGBIO), professora Eloane Malvessi, recebi o incentivo de colocar, enfim, esse sonho em prática. Em seguida, abriu o edital do UCS Conecta 22 e o projeto foi aprovado. É encantador ver um sonho sendo concretizado, as mentorias que o programa fornece nos deixam seguros para cada tomada de decisão. Atualmente, os protótipos já estão sendo fabricados e dentro de algumas semanas já iniciaremos as vendas”, contextualiza.