Evento recebe estudantes do Ensino Médio que têm o interesse de realizar o vestibular no próximo semestre letivo
Realizado pela Universidade de Caxias do Sul, o UCS Talk Profissões teve início nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, e continua na terça-feira, dia 22, das 9h às 21h, no Centro de Convivência do Campus-Sede. Ao oportunizar o encontro com professores e coordenadores de curso, o evento propõe ampliar os horizontes dos alunos e seus olhares para o futuro. A iniciativa retoma a tradição da UCS de proporcionar momentos para apresentar a estrutura e os cursos oferecidos, movimento que ocorria, antes da pandemia, em eventos como a “Feira de Profissões” e o “Vem pra UCS”.
A experiência é gratuita e se dá a partir de um roteiro composto por estandes para imersões em cursos e profissões: Artes e Arquitetura, Exatas e Engenharias, Ciências Sociais e Jurídicas, Ciências Humanas, Ciências da Vida e Gastronomia. No local, os estudantes têm acesso a coffee e distribuição de brindes. No primeiro dia de UCS Talk, na segunda-feira, as atividades foram embaladas pelo som de Leandra Castagna, às 10h30, e Yellow Evening, às 18h30.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
A programação inclui orientação vocacional e visita guiada aos ambientes da Universidade.
Na terça-feira, os responsáveis por agitar o público serão Lucas Fermi, às 10h30, e o Projeto Eletrosax, às 18h30.
Visitas guiadas e Orientação Vocacional
Para auxiliar os estudantes que ainda não optaram por qual curso seguir, o espaço direcionado à orientação vocacional permitiu fazer perguntas, receber orientações mais claras e, depois, esclarecer todas as dúvidas nos estandes específicos. Tudo para que o visitante tenha mais chances de descobrir qual é a área de conhecimento que mais combina com o futuro que deseja.
Já o roteiro das visitas guiadas permite conhecer a estrutura da maior Universidade da região, passando por ambientes como o Museu de Ciências Naturais, UCS Aquarium, Cetel, voltado aos estudos da Comunicação, e Bloco S, direcionado à área da Saúde.
Apesar de o evento ser focado no Ensino Médio, não há idade mínima ou máxima para participar. Os estudantes podem vir junto às escolas, familiares ou em grupos.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
No meio da intensa programação, a professora de História da Escola São Roque, de Carlos Barbosa, Pamela Mecking conta que a turma de alunos está se preparando para fazer o vestibular. “Dentro da sala de aula eles nem imaginam como é a Universidade. Acho que essas visitas são de suma importância para eles, até para aqueles que estão indecisos já poderem decidir agora”, explica a docente licenciada pela UCS que acompanha a visita pela primeira vez.
Do outro lado do grupo, essa dúvida passa longe do estudante do terceiro ano do Ensino Médio da mesma escola, Gabriel Ongaratto. Assim como o irmão, que fez vestibular na UCS, no próximo semestre Gabriel ingressa no curso de Agronomia. “Tô achando bem legal a visita, tudo bem completo, o pessoal bem atencioso, tô gostando bastante”, afirma.