Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Porto Alegre recebe exposição “Caminhos de Proust”

Compartilhe:

Porto Alegre vai realizar a mais importante exposição do Brasil em homenagem a Marcel Proust, na passagem dos 100 anos de morte do célebre escritor francês.  A Biblioteca Pública do RS irá sediar a mostra, Caminhos de Proust – cem anos depois, com curadoria de Gilberto Schwartsmann e entrada franca, numa promoção da SEDAC e Associação dos Amigos da BPE.  Nela, o visitante terá a oportunidade de conhecer um dos mais ricos acervos existentes sobre a vida e a obra de Proust.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Com curadoria do médico e escritor gaúcho Gilberto Schwartsmann, a mostra irá mesclar primeiras edições e obras raras de Proust, com uma completa contextualização de sua época (1875 a 1922). Com forte presença de tecnologia contemporânea “Caminhos de Proust “irá mostrar também o Proust leitor, com primeiras edições de Dostoievsky, Tolstoi e Totem e Tabu, de Freud. Mais de 200 itens estarão expostos, sendo parte deles, cedidos por Pedro Correa do Lago, considerado o maior colecionador de manuscritos da América Latina.

Foi na capital gaúcha, através da Editora Globo, que Proust ingressou no Brasil, através da tradução dos quatro primeiros volumes de “La Recherche du Temps Perdu”, pelo poeta Mario Quintana, em 1948. Posteriormente, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Lucia Miguel Pereira – entre 1948 e 1957 – também traduziram a obra pela Editora Globo, à época, a mais pujante do País.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

À entrada, Proust, em tamanho natural, receberá os visitantes, que mais tarde terão a oportunidade de saborear as famosas “madeleines” que acionaram a memória afetiva do escritor. O  fenômeno da  memória involuntária será reproduzido a seguir, cientificamente, em espaço coordenado pelo Instituto do Cérebro da PUCRS.

 A mostra “Caminhos de Proust” é promovida pela Secretaria da Cultura do RS e pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, e tem o patrocínio da Gerdau, Unimed – RS e Cavaletti. A exposição ficará aberta entre 01 de dezembro e 17 de fevereiro, de segundas a sextas-feiras, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas.